Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Serviços


Santo do Dia


São Censúrio – São Máximo - Data: 10 de Junho 2019
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia

SÃO CENSÚRIO, Bispo (Século V)

Nono ou décimo bispo de Auxerre, na segunda metade do século V, São Censúrio tomou por modelo de virtudes episcopais a um dos predecessores - São Germano.

Depois dum governo que durou mais de trinta anos, São Censúrio faleceu por volta do ano 500, querem os pesquisadores que no dia 10 de Junho.

Sepultado na igreja de São Germano de Auxerre, o corpo repousa na cripta da esquerda, ao lado de vários outros prelados. Foi a São Censúrio que Sidônio Apolinário endereçou a Carta VI, 10. (Livro Vida dos Santos, Padre Rohrbacher, Volume X, p. 194)

************************************************************************************************************

SÃO MÁXIMO, Bispo e Mártir (Século IV)

São Máximo foi o décimo bispo de Nápoles, exilado pelo imperador Constâncio II, em virtude do apego à fé de Nicéia, e por se recusar a aceitar a fórmula ariana do sínodo de Sirmium.

Falecido no exílio, mereceu ser chamado de mártir. Conta-se que o bispo que o substituiu, o herético Zózimo, contraiu tal enfermidade que, apavorado, renunciou à dignidade.

São Máximo, eleito bispo de Nápoles, supõe-se em 350, faleceu vinte anos depois. Se aquela data for certa, morreu o Santo em 370. Pio IX foi o Papa que lhe aprovou o culto. (Vida dos Santos, Padre Rohrbacher, Volume X, p. 193)

 
Comentários