Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Serviços


Santo do Dia


São Paterno de Vannes, Bispo e Confessor - Data: 15 de Abril 2020
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia

SAO PATERNO DE VANNES.................jpg
Paterno era natural da Bretanha Armórica, filho de nobres pais muito virtuosos. Petrânio, o pai e Gueana, a mãe, nascido Paterno, acordaram em viver em continência. E o pai, deixando o filho com Gueana, passou à Irlanda e ali viveu nos exercícios da penitência e da piedade.

Paterno, uma vez moço, desejou imitar Petrânio, deixou a terra natal e, com alguns companheiros, abraçou a vida monástica, no condado de Cardigan.

Tempos depois, foi escolhido como superior dos religiosos daquele lugar. Edificou, então, vários mosteiros e igrejas. Dentre estas, a mais importante foi a que, mais tarde, ficou conhecida pelo nome de Lhan-Padern-Vaur, ou seja, igreja do Grande Paterno.

Sabendo que o pai ainda vivia na Irlanda, foi vê-lo. Esteve Petrânio por uns tempos, depois tornou ao seu mosteiro, para, mais tarde, ir visitar a Palestina.

Sagrado Bispo pelo patriarca de Jerusalém, regressou à sua Igreja de Lhan-Patern-Vaur, então erigida em bispado.
Vinte anos depois, quando do rei Caradoc, Paterno foi escolhido para ser o bispo de Vannes.

Vida toda ela consagrada ao Senhor, entregou-a docemente às mãos do Criador no dia 15 de abril de um ano que não se precisa. É de crer que seja o de 565. (Livro Vida dos Santos, Padre Rohrbacher, Volume VI, p, 363-364)

 
Comentários