Arautos do evangelho

Milagres Eucarísticos - Orvieto

Orvieto

Milagre de Orvieto – Bolsena – Itália – 1263

A Catedral de Orvieto, na Itália, guarda um dos milagres
Eucarísticos mais importantes na história da Igreja e que
motivou o Papa Urbano IV a instituir a Solenidade de Corpus Christi.

Arautos do evangelho

Milagres Eucarísticos - Orvieto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Milagre
Orvieto

Bolsena – Itália – 1263

O padre que duvidava da presença de Cristo na Eucaristia

Em meados do século XIII, Pe. Pedro de Praga duvidava sobre a presença de Cristo na Eucaristia e realizou uma peregrinação a Roma para rogar sobre o túmulo de São Pedro uma graça de fé.

Ao regressar, enquanto celebrava a Santa Missa em Bolsena, na cripta de Santa Cristina, a Sagrada Hóstia sangrou, manchando o corporal com o preciosíssimo sangue. A notícia chegou rapidamente ao Papa Urbano IV, que estava muito perto de Orvieto e mandou que o corporal fosse levado até ele.

Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, ao ver o milagre, ajoelhou-se diante do corporal e pronunciou diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”. Logo depois o mostrou à população.

Urbano IV instituiu a Solenidade
de Corpus Christi

Mais tarde, em 1264, o Santo Padre publicou a bula “Transiturus”, com a qual ordenou que fosse celebrada a Solenidade de Corpus Christi em toda a Igreja na quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade.

Do mesmo modo, o Papa Urbano IV encomendou a Santo Tomás de Aquino a preparação de um ofício litúrgico para a festa e a composição de hinos, que são entoados até o dia de hoje: Tantum Ergo, Lauda Sion.

As grandes procissões eucarísticas

Em 1317, o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas.

Todo católico deve participar dessa Procissão por ser a mais importante de todas que acontecem durante o ano, pois é a única onde o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade. Em muitos lugares criou-se o belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo.

Começaram assim as grandes procissões eucarísticas, as adorações solenes, a Bênção com o Santíssimo no ostensório por entre cânticos. Surgiram também os Congressos Eucarísticos, as Quarenta Horas de Adoração e inúmeras outras homenagens a Jesus na Eucaristia.

A relíquia do milagre se conserva até hoje

A santa relíquia do milagre que motivou a instituição da festa de Corpus Christi é conservada na Catedral de Orvieto e pode ser apreciada em uma capela construída em honra a este milagre Eucarístico. O corporal sai em procissão todos os anos durante a comemoração de Corpus Christi e são presididas as celebrações Eucarísticas na Catedral.

São João Paulo II, durante sua visita à Catedral de Orvieto em 1990, assinalou que “Jesus se converteu em nosso alimento espiritual para proclamar a soberana dignidade do homem, para reivindicar seus direitos e suas justas exigências, para transmitir-lhes o segredo da vitória definitiva sobre o mal e a comunhão eterna com Deus”.

A Festa para agradecer o dom da Eucaristia

A Festa de “Corpus Christi” é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Nesta festa os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

Grandes Milagres

da santa igreja

Veja também outros Milagres Católicos da Santa Igreja.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

© Copyright. Todos os direitos reservados