Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Arautos


Artigos


São Leão Magno, Papa e Doutor da Igreja
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/11/2021
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
7
0
 

A força moral, espiritual e diplomática de São Leão Magno

São Leão Magno nasceu por volta do ano 400, perto da cidade de Roma, na região da Toscana. Sobretudo cristão vigoroso e firme, foi ordenado sacerdote ainda bem jovem. Ademais, devido a seu carisma e força espiritual, teve uma carreira eclesiástica bastante sólida, sendo sempre brilhante em tudo.Leão Magno

Posteriormente, no ano 430, Leão I  recebeu a nomeação de arcediácono. Assim, passou a ser conselheiro dos Papas Celestino I e Xisto III. Todavia, após a morte de Xisto III, foi o eleito a ocupar a liderança da Igreja. Assumiu o título de Leão I., em agosto do ano 440.

De fato, o pontificado de Leão I durou 21 anos. Governou a Igreja num tempo agitado e muito difícil. Além disso, combateu heresias importantes como o eutiquianismo e o donatismo. Com sua força moral, espiritual e diplomática, convenceu Átila, o rei dos Hunos, a não invadir Roma. Átila intimidou-se diante da grande força moral de São Leão I.

O Concílio de Calcedônia

Entretanto, Leão I atuou decisivamente no IV Concílio de Calcedônia. Quinhentos bispos participavam e havia discordâncias sobre as naturezas divina e humana na pessoa de Jesus. Contudo, Leão I acabou com as discussões escrevendo o texto definitivo sobre o tema, afirmando que na unidade da Pessoa de Jesus Cristo residem as duas naturezas: divina e humana. Os bispos, esclarecidos pela sabedoria do Papa, aclamaram a definição e complementaram: “Esta a fé dos Apóstolos! Foi Pedro que falou pela boca de Leão!”

Tempos depois, São Leão I teve atuação decisiva na contenção dos vândalos, que invadiram Roma, chefiados pelo temível Genserico. Esses povos bárbaros só não incendiaram Roma e não causaram uma terrível mortandade graças à sábia e inspirada atuação do grande Papa Leão I.

São Leão I morreu em 10 de novembro de 461 e logo começou a ser venerado como santo. Foi enterrado na Basílica de São Pedro, em Roma. Em 1754, o Papa Bento XIV proclamou São Leão I, Doutor da Igreja. Ele foi o primeiro dos Papas que recebeu o título de “Magno”.

Leia mais sobre: São Leão Magno, CLIQUE AQUI

FacebookTwitterInstagram
 
Comentários