A convite da primeira-dama da República da Costa Rica, Sra Signe Zeikate, no dia 24 de janeiro, os Arautos do Evangelho participaram da bênção da famosa “Cruz de la Sabana”, tornando a cerimônia ainda mais solene com a apresentação de cânticos religiosos e música sacra.

Estiveram presentes o Presidente Rodrigo Chaves Robles, a primeira-dama, autoridades governamentais, membros do corpo diplomático e representantes da Conferência Episcopal.

A bênção foi realizada pelo Núncio Apostólico, Arcebispo Mark Gerard Miles, marcando a conclusão dos trabalhos de recuperação estrutural da cruz, realizados durante 2025, numa iniciativa impulsionada pela primeira-dama, com apoio do setor público e privado.

Localizada no Parque Metropolitano La Sabana, o monumento faz parte de uma rede de cruzes que simbolizam o corpo de Cristo na paisagem costarriquenha, e representa o Sagrado Coração de Jesus.

A Rede de Cruzes da Costa Rica

A rede de monumentos em forma de cruz faz parte de uma “geografia sacra” que simboliza a presença de Nosso Senhor Jesus Cristo na Costa Rica e é assim constituído:

O Coração: A Cruz de La Sabana, localizada em San José, capital do país, representa o núcleo espiritual e a fonte de paz da nação. 

A Cabeça: A Cruz de Rancho Redondo, situada nas montanhas Rancho Redondo, em Goicoechea, a nordeste de San José, simboliza a mente e a proteção divina sobre o pensamento do povo. 

Os Braços: O Monte de la Cruz, em Heredia, ao norte, e a Cruz de Alajuelita, em Cerro San Miguel, ao sul de San José, representam os braços estendidos em sinal de acolhimento.

Os Pés: E a Cruz do Cerro Espíritu Santo, localizada em Naranjo, na província de Alajuela, simboliza os pés que caminham e sustentam a estrutura do corpo espiritual do país. 

Essas cruzes não apenas demarcam o território, mas também refletem a fé e a união das comunidades católicas da Costa Rica, único país da América Latina que declara o Catolicismo como religião oficial do Estado em sua Constituição. 

Com a restauração da Cruz de La Savana, a primeira-dama teve como objetivo “reavivar o coração de Jesus”, garantindo que o importante símbolo, deteriorado pela ação do tempo, se mantenha à altura do seu significado espiritual.

Crédito Fotos: Joanna Chaves

Arautos participam da bênção da Cruz de La Sabana, na Costa Rica