Voltar
Conteúdo somente para assinantes

Revista Arautos do Evangelho, Ano XXIV, nº 288, Dezembro 2025

Assine agora


Segunda capa


Bondade paternal que conquista

Tinha eu cerca de onze anos quando tive a graça de encontrar-me com Dom Rinaldi pela primeira vez, no Oratório festivo das Filhas de Maria Auxiliadora, em Turim. Todas o chamavam pelo afetuoso título de “Senhor Diretor”; todas corriam alegremente ao seu encontro, como filhas ao encontro do pai. Sua …
Redação - 01, Dezembro 2025

Perguntam os leitores


Por que em algumas igrejas os leigos não recebem o Sangue de Cristo na Comunhão?

Em cada Celebração Eucarística, Jesus Se faz presente para ser oferecido em sacrifício e recebido em comunhão. Nas Igrejas Católicas de rito oriental – melquita, maronita e ucraniano, entre outros – se prescreve que a Sagrada Comunhão seja habitualmente distribuída aos fiéis sob as espécies do pão e do vinho …
Pe. Ricardo José Basso, EP - 30, Novembro 2025

Editorial


Claves angélica e marial do sacerdócio

A Santíssima Trindade encerra a mais sublime das liturgias, na qual o Pai gera o Filho e de Ambos procede o Espírito Santo. Pela Encarnação, o Filho, enquanto Sacerdote, glorifica o Pai ao oferecer as preces e oblações de todo o seu Corpo Místico, ao qual pertencem inclusive os Anjos, …
Redação - 01, Dezembro 2025

A Voz dos Papas


A tarefa central do sacerdote

A Igreja torna-se visível de muitos modos: no gesto caritativo, nos projetos de missão, no apostolado ­pessoal que cada cristão deve levar a cabo no seu próprio ambiente. Mas o lugar onde ela é vivida plenamente como Igreja é a Liturgia: ela é o ato no qual cremos que Deus …
Redação - 01, Dezembro 2025

A Liturgia dominical


O profeta do Altíssimo

Neste 2º Domingo do Advento a figura de São João Batista aparece, na pena de São Mateus, pregando no deserto da Judeia. Vestia-se rudemente e se alimentava de mel silvestre e gafanhotos, contrapondo-se aos costumes mundanos da época. Habitantes de Jerusalém, da Judeia e de além-Jordão o procuravam para ouvirem …
Pe. Hamilton José Naville, EP - 01, Dezembro 2025

A Liturgia dominical


Alegrai-vos, admirai!

Ao considerar as palavras do profeta Isaías escolhidas para a segunda leitura deste domingo – “Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, […] e floresça como um lírio” (35, 1) –, vemos como muitas vezes Deus Se compraz em suspender as regras criadas por Ele para a natureza. Com …
Pe. Felipe García López Ria, EP - 01, Dezembro 2025

Dois silêncios… e um ensinamento

Há algum tempo, tornou-se notícia um desafio lançado por uma empresa de renome internacional: ofereciam uma grande soma de dinheiro a quem conseguisse permanecer por mais de uma hora numa sala isolada de qualquer ­ruído exterior. Apesar do prêmio, aparentemente tão simples de alcançar, as pessoas eram incapazes de ficar …
Pe. Lucas Garcia Pinto, EP - 01, Dezembro 2025

Uma escolha decisiva

Santo Isidoro1 narra que a águia recebeu seu nome devido à agudeza de sua visão – ­aquila, de acumen oculorum, em latim. Menciona igualmente que a ave mira para os raios solares sem fechar os olhos e segura seus filhotes de modo a expô-los a dita radiação, considerando dignos aqueles …
Pe. Leonardo Barraza, EP - 01, Dezembro 2025

As portas do inferno não prevalecerão contra a família!

Família. Poucas palavras ressoam aos nossos ouvidos com tantos acentos de doçura, suavidade e alegria. Poderá existir alguém que, tendo recebido a dádiva de haurir as bênçãos de um verdadeiro lar, não se recorde disso com profunda emoção? Em contrapartida, terá o leitor conhecimento de alguma instituição que haja sido …
Pe. Alessandro Cavalcante Scherma Schurig, EP - 01, Dezembro 2025

Tendências e mentalidades


Enlevo, serviço e sacrifício pervadido de alegria

As demonstrações heroicas de fé que nos chegam da África nos obrigam ao respeito e nos inspiram veneração. Se a ingenuidade nos houvesse levado a imaginar a era dos mártires relegada aos livros de História e a esquecermos que no mundo teremos tribulações (cf. Jo 16, 33), trazem-nos hoje os …
Raúl Eduardo Ríos Portillo - 01, Dezembro 2025

Exemplos que arrastam


Salvo pelo Natal

Era o entardecer de 24 de dezembro de 1795. Um intenso frio de inverno assolava as regiões da Bretanha, trazendo à lembrança de um pobre camponês a noite santa por excelência em que veio ao mundo o Salvador. Contudo, a situação na qual se encontrava divergia tragicamente daquele primeiro Natal: …
Redação - 01, Dezembro 2025

Tesouros de Mons. João


O sacerdócio supremo

O mundo moderno, tão desprovido de símbolos, de liderança e de beleza, no qual tudo depende da máquina e da cibernética, torna as pessoas muito mais animais do que espirituais. Faz com que sejam propensas a se importarem apenas com aquilo que lhes toca na própria pele ou no bolso, …
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP - 01, Dezembro 2025

Tema do mês


Nela residem as melhores expectativas da humanidade

“Que o Salvador do mundo, hoje nascido, como nos fez nascer para a vida divina, nos conceda também a imortalidade”,1 reza o sacerdote na Missa de Natal. Contudo… em que se fundamenta a ousadia do homem para, nessa prece, afirmar que hoje, mais de dois mil anos após Cristo ter …
João Paulo de Oliveira Bueno - 01, Dezembro 2025

O que diz o Catecismo?


Jesus Cristo vivo na terra

“Todas as igrejas da face da terra poderiam ser destruídas, mas onde quer que ainda reste um sacerdote, nós poderemos ainda ter a Missa, poderemos ainda ter a Santa Eucaristia”.1 Se essa afirmação já nos surpreende por sua profundidade e beleza, talvez nossa surpresa seja maior ao descobrirmos seu autor …
Redação - 01, Dezembro 2025

Verdades Católicas


O Sacramento de Maria

E se alguém afirmasse que a Eucaristia não é só uma perpetuação da Encarnação, mas também um prolongamento da ação de Nossa Senhora sobre a terra? Seria um tanto ousado, não? À primeira vista a afirmação parece, de fato, beirar audaciosamente certos limites da ortodoxia… Mas ousadia e heresia não …
Ir. Ana Laura de Oliveira Bueno - 01, Dezembro 2025

São Tomás ensina


Por que usar paramentos litúrgicos?

Na fria noite de Natal, Nossa Senhora envolveu com maternal delicadeza o Menino Deus em faixas. De forma similar, ao longo dos séculos a Santa Madre Igreja empenhou-se em revestir dignamente os seus filhos e ministros que servem o altar do Senhor. Contudo, seria a estética a única razão de …
Redação - 01, Dezembro 2025

Plinio Corrêa de Oliveira


Amor ao “unum” da Santa Igreja

Durante minha infância, comecei a notar que na Igreja Católica existia uma uniformidade que me causava a seguinte impressão: parecia-me que nela as ­pessoas, os costumes, a doutrina, a Liturgia e as orações tinham no fundo, desde o início, uma mentalidade una. Eu olhava os objetos do Santuário do Coração …
Plinio Corrêa de Oliveira - 01, Dezembro 2025

História, mestra da vida


Cantai ao Senhor um canto novo

Talvez poucas coisas sejam tão difíceis de se colocar em termos quanto a música! Com efeito, em sua variegada e amplíssima vastidão o universo musical chega a ser uma arte que, sem despropósito, dedilha o infinito, pois participa em algo da imaterialidade própria aos espíritos. Assim sendo, muito da satisfação …
Fábio Henrique Resende Costa - 01, Dezembro 2025

Diversos


Um vitral de sons

Quem, desejando visitar a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, em Caieiras (SP), transpõe os portões que franqueiam a entrada da Casa de Formação Thabor, dos Arautos do Evangelho, logo se depara com uma coluna encimada pela alva imagem de Nossa Senhora de Sion e, à direita, com uma convidativa …
Ir. Priscilla Stephanie Lourenço Cerqueira - 01, Dezembro 2025

Vida dos Santos


Uma carmelita de fábula

O que mais define o nobre é a excelência de sua pessoa. Pelo simples nascimento, ele está chamado a guiar outros e a representar o próprio Deus. Tal excelência, porém, reveste-se de ainda maior pulcritude se unida à magnanimidade da renúncia – tão necessária à existência humana, sobretudo depois de …
Ir. Bianca Maria dos Santos Damião - 01, Dezembro 2025

Você sabia?


Você sabia que a menor basílica do mundo está no Brasil?

Sim, e a 1746 metros de altitude! A Serra da Piedade, localizada entre a capital mineira e o município de Caeté, é conhecida sobretudo pelo pequeno santuário erguido em seu cume, o qual, apesar de sua simplicidade, torna ainda mais pulcro o rico panorama natural, especialmente pela proteção da mais …
Redação - 01, Dezembro 2025

Você sabia por que há um paramento litúrgico róseo?

Entre os muitos elementos que compõem a Liturgia católica, a variedade de cores dos paramentos possui um papel simbólico e expressivo. Com extremos de zelo e dedicação, a Santa Igreja se serve dessas cores a fim de transmitir com mais eficácia o significado dos mistérios que celebra. Intui-se por si …
Redação - 01, Dezembro 2025

Dona Lucilia


Semente de um glorioso porvir

Com frequência o estado ­espiritual da mãe condiciona o do filho, pois Deus leva em conta a fidelidade materna para dar aos descendentes as graças necessárias ao cumprimento de sua missão. Para desempenhar bem esse encargo é preciso que a mãe saiba rezar, tenha sólida vida interior, frequente os Sacramentos …
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP - 01, Dezembro 2025

Ensinamentos Bíblicos


Docilidade às inspirações do Senhor

Ao percorrer os anais da História Sagrada, muitas vezes deparamo-nos com feitos extraordinários que ultrapassam a compreensão humana. Quem poderia explicar, por exemplo, o profético atrevimento de Jacó ao enfrentar-se por uma noite inteira com o Anjo do Senhor, a fim de obter sua bênção? Ou quem interrogaria a sagaz …
Ir. Isabel Lays Gonçalves de Sousa - 01, Dezembro 2025

Quarta capa


Nascido para ser amado por Maria

Desde o primeiro instante da concepção do Verbo, Nossa Senhora presta-Lhe ininterruptos atos de adoração. Do seu Imaculado Coração brota o sangue que constituirá seu Corpo; porém, o que mais O alimenta são as torrentes de amor que por Ele jorram desse mesmo Coração. O papel de Maria consiste em …
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP - 01, Dezembro 2025
Junte-se a mais de 150.000 fiéis.
Receba nosso conteúdo!

Subtítulos