Diz o grande São Luís Maria Grignion de Montfort que "Deus reuniu todas as águas e as chamou 'mar', e reuniu todas as graças e as chamou 'Maria'”. Com efeito, se nos admiramos e nos encantamos ao contemplar a grandeza e a imensidade do mar, muito mais ainda nos deveria maravilhar o “oceano” de graças que se encontra dentro do Imaculado Coração de Maria!

Nossa Senhora é, de fato, a “cheia de graça”, como o Arcanjo São Gabriel proclamara no momento da Anunciação. E Ela possui tanta graça que, mesmo antes de nascer, Ela já derramava essas graças para a humanidade do Antigo Testamento. Mas como? Se Ela nem existia ainda?

Como para Deus tudo é presente, Ele pensava em Nossa Senhora antes mesmo da sua Conceição. De maneira que já naquela época, durante milênios, “sentiam-se” as graças de Maria. E como as pessoas podiam discernir essa presença misteriosa d’Ela? Através das suas “prefiguras”! E é justamente este o tema do nosso curso!

Quando uma rainha vai fazer uma viagem para algum país, o rei manda mensageiros aos habitantes daquele país a fim de que a rainha possa ser bem recebida. Foi exatamente o que aconteceu com Nossa Senhora. Muito antes da sua “viagem” a este mundo, o Divino Rei quis anunciar que a Rainha das rainhas haveria de vir um dia, e todos deveriam estar preparados para bem recebê-La.

Deus inspirou aos seus profetas “palavras” que anunciavam a chegada de Maria. Deus criou “coisas” neste mundo que já prefiguravam Maria. Deus suscitou “santas mulheres” que com suas virtudes faziam prever que a mais Santa das Mulheres nasceria. Esses “anúncios” de Deus são justamente as prefiguras de Nossa Senhora.

Ao longo das 6 aulas deste curso, você poderá contemplar de que forma tão bela, tão diversa e tão divina o Criador mostrou para a Humanidade a futura chegada de sua Filha Predileta, de sua Mãe Admirável e de sua Esposa Fidelíssima!