Paris (Terça, 13-01-2009, Gaudium Press) Em tempos de escassez de bonança, o comércio monástico não parece sofrer com a crise mundial. Pelo contrário. Vinhos, licores, marmeladas caseiras, presépios e imagens são vendidos como pão em alguns monastérios e abadias parisienses. Nos períodos de festas, esse movimento é ainda maior.
Abertas em outubro por Sylvie e Jean-Claude Génin, as vitrines das abadias no 9º distrito de Paris oferecem produtos alimentícios como bálsamos e loções para o corpo e são reflexos dessa tendência. O mesmo vale para os azeites de oliva dos beneditinos do Monte Oliveto, na Toscana, e o gengibre confeccionado pelas Soeurs de Solan (Irmãs de Solan), em Cévennes. Em ambos os casos, as vendas são altíssimas.
Mais antiga, a loja de artesanato monasterial instalada a partir do ano de 1950 nas cavas do monastério de La Visitacion, no 14º distrito de Paris, tem cerca de 450m² de área. Diferentemente das vitrines das abadias, ela é atendida por voluntários, ainda que somente comercialize produtos confeccionados pelos monges.
Além dos condimentos finos e dos objetos de decoração, podem ser encontrados no local também artigos religiosos como roupas antigas monasteriais muito apreciadas por antiquários e alfaiatarias.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas