Durante a Missa de 5 de novembro, na Catedral de São Paulo lotada de fiéis, realizou-se a cerimônia de beatificação do Pe. Mariano de la Mata. Após o Kyrie, o Cardeal Cláudio Hummes deu início ao solene ato:

Com alegria e simplicidade, eu, Cláudio Hummes, primeiro servidor na Arquidiocese de São Paulo, pedi humildemente ao Sumo Pontífice Bento XVI que inscrevesse no número dos Beatos o venerável Servo de Deus Mariano de La Mata Aparício.

A estas palavras, o Cardeal José Saraiva Martins, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, respondeu fazendo a leitura da Carta Apostólica do Papa Bento XVI: 

Nós, acolhendo o desejo do nosso irmão Cláudio Hummes, Arcebispo de São Paulo, […] com nossa Autoridade Apostólica concedemos que o venerável Servo de Deus Mariano de la Mata Aparício, presbítero da Ordem de Santo Agostinho, que consagrou sua existência no ministério pastoral a serviço das crianças, dos pobres e enfermos, de agora em diante, seja chamado Beato.

Nesse preciso momento se descerrou a cortina que velava um grande quadro do novo Beato, saudado por um canto de aclamação, enquanto um grupo de crianças e jovens depositavam flores.

Três religiosas agostinianas, sobrinhas do Pe. Mariano, levaram até o altar uma relíquia dele, a ser oferecida ao Santo Padre.