A Eucaristia, fonte inspiradora de todo projeto missionário

No programa de vida e ação para os próximos anos, deve-se lembrar que, mais do que nas obras exteriores, a missão consiste em, mediante o testemunho pessoal, tornar Cristo presente no mundo. É este o desafio, é esta a principal preocupação da vida consagrada!

E onde podemos inspirar-nos para tornar Cristo presente, senão na Eucaristia, na qual Ele está realmente presente? Todos os aspectos da Eucaristia confluem para o que mais põe à prova nossa fé: o mistério da presença real. 

Tenho recordado a toda a Igreja o caráter central e insubstituível da Eucaristia para a vida cristã, para se ser fiel à vocação à santidade.

Também a vós o recordo agora, certo de que, por vossa tradição contemplativa teresiana, o compreendereis muito bem, e poreis este Santíssimo Sacramento como eixo da vida espiritual e inspirador de todo projeto apostólico missionário.

Com efeito, nele encontramos a Cristo e, portanto, é o ponto de encontro privilegiado para as almas d’Ele enamoradas.

 

Excerto de Discurso às carmelitas missionárias, por ocasião de seu XIII Capítulo Geral, 9/11/2004.

Vida sobrenatural, premissa para uma ação apostólica frutuosa

A vida espiritual profunda, tão vinculada – na vossa tradição – à observância e à contemplação, à interioridade e à busca incansável de Deus, é sempre um ponto de partida para a autêntica renovação e a alma de toda iniciativa apostólica. […]

O progresso na vida sobrenatural, alicerçado sobre a oração assídua e sobre a participação nos sacramentos, constitui premissa fundamental para uma ação apostólica frutuosa. 

Em particular a Eucaristia, que é presença real do próprio Cristo na história humana.

 

Excerto de Discurso aos participantes do Capítulo Geral dos Agostinianos Recoletos, 5/11/2004.

A Igreja tem necessidade de sacerdotes santos

A Igreja tem necessidade de presbíteros santos, que sejam, por sua vez, “forjadores de santos para o novo milênio”.  Caríssimos, o Senhor convida-vos a serdes seus apóstolos antes de tudo com a santidade da vossa vida.

Compete a vós fazer ressoar em todos os lugares o poder da palavra de verdade do Evangelho, a única que pode mudar profundamente o coração do ser humano e dar-lhe a paz.

 

Excerto de Discurso aos participantes do IV Congresso Internacional do Clero, 19/10/2004.