Recentemente, fomos visitados por jovens Arautos de diversos países, entre os quais se encontrava uma simpática delegação de portugueses. Com sua característica vivacidade, facilmente as conversas acabavam em amistosas disputas, sobre temas variados. Por exemplo, qual país que tem o prato típico mais saboroso.
Naturalmente, afirmavam os lusos: “É Portugal!”
“Afirmar é fácil, mas… como provar?” – disse em tom provocativo um argentino.
Aceitando o desafio, João Carriço, um português especialmente dotado nessa arte, preparou uma bacalhoada qualificada de “paradisíaca” por todos que tiveram oportunidade de saboreá-la. E os portugueses venceram a disputa.
Julgamos que o leitor lucrará em provar essa receita.
Ingredientes (para quatro porções)
- 4 postas de bacalhau grosso (250 g cada)
- 600 g de batatas
- leite (o necessário para cobrir o bacalhau)
- 1 cabeça de alho
- 1 litro de azeite português
- 1 cebola
- 200 g de azeitonas pretas
- 3 ovos batidos (para panar)
- 100 g de farinha de trigo (para panar)
- salsa (para decoração)
Modo de preparo
Deixe as postas de bacalhau de molho em água fria, durante 24 horas, trocando a água a cada três horas, aproximadamente.
Troque a água pelo leite com alho picado, e guarde na geladeira durante mais 24 horas. Completado esse processo, escorra as postas de bacalhau e passe-as em ovo batido e farinha de trigo. Numa frigideira, aqueça 200 ml de azeite.
Quando este estiver bem quente, frite 3 dentes de alho cortados ao meio. Quando o alho estiver dourado, retire-o do azeite e frite nele as postas. Com papel de cozinha, retire o excesso de azeite do bacalhau e reserve.
Descasque as batatas, corte-as em rodelas e ferva-as durante 2 minutos em água salgada. Corte a cebola em rodelas finas.
Disponha num pirex as postas de bacalhau no centro e as rodelas de batata em volta, de maneira artística. Espalhe a cebola por cima e regue com o restante do azeite (o segredo deste prato está em que o bacalhau vá ao forno com abundância de azeite).
Leve o pirex ao forno previamente aquecido (250 graus). De dez em dez minutos, regue com o mesmo azeite, até que a cebola fique dourada. Cinco minutos antes de retirar do forno, decore com as azeitonas pretas e a salsa.
Sirva, de preferência, com um bom vinho verde, e… bom apetite!