Reinava o silêncio em Belém. As trevas da noite haviam chegado ao seu auge, e eis que alguns pastores que faziam a guarda de seu rebanho sentiram-se envolvidos por uma intensa luz. Era o Anjo do Senhor que vinha anunciar-lhes uma grande alegria: nascera o Salvador!
“E subitamente ao Anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia: ‘Glória a Deus no mais alto dos Céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência divina’” (Lc 2, 13-14).
Imitando o exemplo dado pelos Anjos, os cristãos de todas as épocas serviram-se da música para glorificar o Divino Infante. E, seguindo essa antiga tradição, os Arautos do Evangelho realizaram numerosos concertos natalinos.
Coro e orquestra composto por seminaristas
No Brasil, cabe destacar a viagem feita pelos jovens do seminário menor, localizado em Caieiras (SP). Aproveitando as férias, percorreram mais de três mil e quinhentos quilômetros para realizar concertos em diversas cidades dos Estados do Paraná e Santa Catarina. O coro e orquestra do seminário é composto por mais de sessenta membros, provenientes de vários países, dentre eles: México, Costa Rica, Portugal, Espanha, Índia e Brasil.
De Moçambique ao Equador
O mesmo espírito de adoração ao Menino-Deus reinou na apresentação feita pelos Arautos do Evangelho de Moçambique, cujo coro e orquestra participou do concerto de Natal promovido pela Nunciatura Apostólica na Paróquia Santo Antônio da Polana (Maputo). Nele estiveram presentes o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, e o Arcebispo de Maputo, Dom Francisco Chimoio, OFMCap, entre outras autoridades. Em Portugal, a turnê do coro e da orquestra iniciou-se no Santuário do Sameiro; em Cuenca (Equador), a homenagem ao Menino Jesus deu-se na Catedral Velha; e na Costa Rica, Guatemala e El Salvador, a afluência de público obrigou a realizar os concertos em amplos auditórios.