A harmonia é uma das leis da estética do Universo. Ela se estabelece pela afinidade entre seres semelhantes, e, às vezes, também por contraste entre elementos complementares.
Por exemplo, um pescoço esguio como uma serpente, unido ao corpo volumoso de um pato, resulta nessa maravilha chamada cisne.
Deus quer que o homem – respeitando essas leis que são manifestações de sua beleza eterna – aproveite racionalmente a natureza, aperfeiçoando-a, e a faça cada vez mais semelhante a seu Criador, do qual ela não é senão um reflexo.
No campo da culinária, cumpre-se esse desígnio de Deus, esmerando-se em preparar os pratos com arte e perfeição.
É o que todos podem fazer com esta receita, de preparo muito simples. As propriedades temperantes do leite e a mansidão da farinha misturam-se com a densidade do alho para dar a uma boa carne esse sabor que sempre agrada.
Ingredientes
- 800g de alcatra
- 4 dentes de alho
- 2 colheres (sopa) de farinha
- 1 xícara (chá) de leite.
Modo de preparo
Cortar os dentes de alho em pedacinhos e refogar em azeite.
Juntar a carne cortada em tiras e continuar a refogar, mexendo constantemente. Isto faz com que a alcatra solte bastante caldo. Quando a carne estiver cozida, pôr sal a gosto e mexer bem.
Em seguida, misturar a farinha. Sem parar de mexer, juntar o leite. O conjunto vai ficar com uma consistência bem densa. Acrescentar água fervente até formar um molho branco (mais ralo ou mais espesso, de acordo com o gosto de cada um).
Deixar em fogo brando de 5 a 7 minutos, o suficiente para cozinhar bem a farinha. Servir de imediato.
Para acompanhamento, puré de batata ou arroz branco.