Há muito tempo nosso fundador, Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP, sonhava em ter colégios onde a vida escolar transcorresse em sintonia com o carisma dos Arautos do Evangelho.

Seriam centros educativos com alta qualidade pedagógica e científica, que desenvolvessem as capacidades intelectuais e culturais dos alunos, sem deixar de lado a parte espiritual. Instituições onde o ambiente favorecesse a formação, com boas bibliotecas, salas de estudo e áreas de esporte.

Esse sonho cheio de fé hoje é uma realidade.

Fruto desse desejo de Mons. João, incansável educador e exímio formador da juventude, o Colégio Arautos do Evangelho tem beneficiado um incontável número de jovens e conta com quinze unidades em treze cidades de nosso Brasil.

Essa iniciativa veio ao encontro do anseio de muitas famílias e educadores, como afirmam Alexandre e Daiane Corrêa, pais de um aluno: “No Colégio Arautos temos o que almejávamos para os nossos filhos!”

“Sede perfeitos como o vosso Pai Celeste é perfeito”

No Colégio Arautos do Evangelho, procura-se aliar a vida acadêmica com o nosso carisma, cuja máxima expressão se encontra nas palavras do Divino Mestre: “Sede perfeitos como o vosso Pai Celeste é perfeito” (Mt 5, 48).

O resgate de valores em parceria com as famílias que o colégio proporciona é de molde a criar condições ideais aos jovens para progredirem rumo à perfeição em todos os campos, desenvolvendo as suas potencialidades, de forma especial nos estudos.

É o que afirma Raphael Tostes, ex-arauto formado em Direito, hoje funcionário do Governo do Estado do Rio de Janeiro: “Os Arautos foram fundamentais não só na minha formação religiosa, mas também profissional. Lá se aprende a ter disciplina e concentração nos estudos”.

Também seu irmão, Plinio Augusto Tostes, comenta: “Eu estive oito anos nos Arautos, sou muito grato à formação acadêmica que eu recebi. Hoje eu tenho casa e financeiramente estou muito bem. Graças a Deus estou com a vida estabilizada”.

Sólida coluna para as gerações futuras

Fundado em 2005, o Colégio Arautos do Evangelho adquiriu robustez com o passar dos anos, até tornar-se hoje uma coluna para a educação das gerações futuras.

Suas três unidades principais – Thabor, Contemplação Marial e Monte Carmelo – contam atualmente com alunos provenientes de dezesseis países e de treze estados brasileiros.

Além de disponibilizar as disciplinas da base curricular comum, ele proporciona aos estudantes um apreciável conjunto de aulas voltadas à parte diversificada do currículo, aos Itinerários Formativos e às disciplinas eletivas, chegando a totalizar trinta e duas matérias no Ensino Médio e treze no Ensino Fundamental.

Impressionado pela qualidade de ensino do colégio, Dr. Francisco Fernández, após migrar da Espanha ao Brasil a fim de acompanhar os estudos de suas filhas, afirma: “Três meses foram o suficiente para perceber que a educação que minhas filhas recebiam nos Arautos era muitíssimo melhor do que aquela que poderiam ter recebido na Espanha”.

Evandro Luiz, de São Paulo (SP), pai de aluno do colégio, também assegura: “Se todo jovem tivesse a formação que eles têm aqui, nós realmente estaríamos preparando um mundo melhor. Eles preparam as crianças para um mundo novo, que eu tenho certeza que um dia virá”.

Alunos do Colégio Arautos do Evangelho Internacional - Thabor, 2019, Caieiras (SP)

Formação completa da pessoa

Aliando a virtude com a alegria de aprender, e cultivando o patrimônio científico sob a luz da Fé Católica, o colégio faz com que o papel da educação não se restrinja à mera transmissão de conhecimentos e habilidades que visam a instrução de um profissional.

Procura, isto sim, a formação completa da pessoa, cultural e espiritualmente, capacitando os alunos para as mais variadas atividades, de cujo fruto toda a comunidade se beneficia.

Alunos e alunas aprendem a confeccionar roupas, a elaborar deliciosos pratos para as refeições festivas e bolos decorados para os aniversariantes.

Aplicam-se também a inúmeras artes: começam a tocar instrumentos musicais e a cantar e tornam-se aptos para compor e encenar maravilhosas peças de teatros, através das quais o aprendizado se torna mais atraente.

Sadio relacionamento com os superiores

A respeito dessa formação integral oferecida aos alunos, a psicóloga Daiana Melo Santos, do Espírito Santo, mãe de um aluno, comenta em uma de suas visitas ao colégio:

Aqui dentro as crianças têm um lugar e se sentem mesmo fazendo parte dessa família Arautos do Evangelho. A partir disso elas são desenvolvidas em tantas áreas da vida.

A área criativa e a autoestima delas é muito bem estabelecida, porque a partir do momento em que elas se sentem ouvidas, em que elas se sentem vistas, o potencial criativo e psíquico delas é muito mais estruturado e elaborado.

O que eu percebo é que há uma relação sadia com os superiores. As crianças, frente aos professores, coordenadores e padres, têm uma posição de respeito, mas jamais de submissão. E isso é muito importante.

O que eu vejo aqui é o que eu gostaria de ver em todas as escolas e famílias, como mãe e como psicóloga. Sei que aqui o meu filho está se desenvolvendo, da mesma forma como os outros meninos, por completo, como um ser humano mesmo, visto em toda a sua amplitude.

Do mesmo modo, Patrícia Leite, de Recife (PE), professora em uma grande universidade de sua cidade e mãe de um aluno do Colégio Arautos do Evangelho Internacional – Thabor, afirma:

Aqui em São Paulo, o meu filho e os outros alunos participam de atividades lúdicas interessantíssimas, tanto de música, quanto de teatro e de oficinas de artes, que diretamente contribuem para o aprendizado na escola.

As atividades de sala de aula, os assuntos, os professores, são os melhores. Porque não só ensinam os nossos alunos a serem quem são – profissionais maravilhosos – mas pessoas amadas por Nossa Senhora, que também A amam, enfim, cidadãos de bem. O que acontece nessa escola é o que há de mais bonito, de mais interessante, os alunos realmente se desenvolvem.

Levar Deus para as outras pessoas

Diz a Escritura: “A fé sem obras é morta” (Tg 2, 26). Assim, toda a formação recebida aqui nos Arautos do Evangelho, se não se transformar em obras de misericórdia, não é autêntica. Portanto, esse calor que abrasa a alma e inunda o coração de nossos jovens estudantes tem de ser transmitido aos demais.

E isso é o que muitos podem ver no processo de formação dos estudantes, como nos declara o Major Francisco Siqueira, pai de aluno:

Eu vejo que esse serviço de vocação religiosa com os Arautos busca levar as pessoas para Deus. A disciplina é um instrumento para que haja uma evolução da pessoa para se chegar mais próximo de Deus, e dessa forma poder levar Deus para outras pessoas também.

O amor a Deus não consegue abrasar apenas um coração. Por isso, muitos dos alunos do colégio demonstram seu amor pelo próximo pondo a serviço da comunidade as qualidades e conhecimentos adquiridos durante as aulas.

Assim, a organização de cursos de catecismo, como forma de auxílio às paróquias em que essas unidades se encontram instaladas, é também uma atividade frequente.

Concertos catequéticos e beneficentes

É também comum que cantores e instrumentistas formados no colégio sejam convocados para realizar concertos catequéticos ou filantrópicos em diversos lugares do Brasil. Dentre os mais recentes, cabe destacar o realizado no dia 16 de dezembro na Catedral de Juiz de Fora.

Após a apresentação, Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano e impulsor do evento, fez questão de agradecer aos jovens, lembrando que teve a alegria de acompanhar os Arautos desde o seu nascimento, há vinte anos.

Ponderou de modo especial sua admiração pelo coro e banda constituídos por alunos do Colégio Arautos, afirmando: “Eles são crianças, são adolescentes, são jovens, mas tocam e cantam como se fossem professores de música!”

A entrada era livre, mas pedia-se para levar um quilo de alimento não perecível. E o êxito da iniciativa foi tal que, somando o reunido no momento com o recebido nos dias subsequentes, arrecadaram quatro toneladas de víveres e mantimentos diversos, que os Arautos da cidade se encarregaram de distribuir entre pessoas carentes.

Laboratório de informática na unidade Thabor
Biblioteca na unidade Thabor
Entretenimento na unidade Thabor

Mais que um colégio, uma escola de Santos

E muitas vezes os mais beneficiados com a formação cultural e espiritual recebida pelos alunos são os próprios pais e familiares, que têm a alegria de aprender com seus filhos, como afirma Josuelson Pereira Souza, de Brasília:

O bom é que eu estou aprendendo com o meu filho. Porque nós vamos à Missa, isso e aquilo, mas, quando você vê seu filho abrindo a Bíblia, transmitindo a palavra da Bíblia, lhe ensinando...

Ah, não tem coisa melhor! Melhorou muito o relacionamento em casa depois que ele começou a estudar nos Arautos. Eu só tenho a agradecer mesmo. Estou muito contente e orgulhoso do meu filho.

Edificado com a formação acadêmica, mas sobretudo espiritual, recebida no colégio, o Comandante João Carlos Pereira Dias, de São Paulo (SP), pai de duas alunas do Colégio Arautos do Evangelho Internacional – Monte Carmelo, comenta: “Minhas filhas não estão apenas em um colégio, estão numa escola de Santos”.

O testemunho de um embaixador

E foi essa piedade que impressionou Cláudio Raja Gabaglia, embaixador do Brasil no Paquistão, ao visitar as instalações de nosso colégio na unidade Thabor, em São Paulo, que tem a peculiaridade de se encontrar anexo à Basílica de Nossa Senhora do Rosário:

Estou mesmo impressionado em vários sentidos. É claro que a beleza das instalações é fora de série, o bom gosto em todos os detalhes. A igreja é uma das mais belas que eu tenho visto como arquitetura religiosa moderna no Brasil.

Tive também o privilégio de conhecer a biblioteca. Mas o que mais impressiona é o que está dentro das pessoas, é o clima que elas transmitem, um clima de muita alegria, um clima de uma espiritualidade muito sincera.

A Missa a que eu assisti esta manhã é uma das mais bonitas a que eu tenha assistido certamente em muitos anos. O coro dos alunos, que nem é o coro oficial dos Arautos, é de uma qualidade extraordinária. A homilia foi muito bonita. Tudo extremamente bem-organizado.

Percebe-se como as pessoas estão felizes

Encantado também com a alegria encontrada nos jovens, Cláudio Gabaglia ainda comenta:

Nós percebemos uma disciplina nos menores detalhes, mas percebemos como as pessoas estão felizes, tanto os pais presentes aqui, como os alunos e os padres, todos numa atmosfera muito bem integrada.

E também menciono os estudantes estrangeiros, porque dão uma ideia de colegialidade muito grande, uma atmosfera muito bela, uma universalidade que merece todos os elogios.

De maneira que eu deixo aqui uma palavra de gratidão por tudo o que vocês construíram, e uma palavra de esperança por tudo o que os Arautos poderão ainda construir pelo Brasil e pela espiritualidade humana em geral. Muito obrigado.

Também Harry Moissa, professor universitário, pai de um aluno do Colégio Arautos do Evangelho, afirma:

Estou contente, principalmente porque eu vejo a felicidade dele. Estou muito satisfeito. A formação dele tem melhorado bastante. Hoje eu vejo que em algumas áreas ele já me superou de longe. Principalmente na área de comunicação, na área linguística, ele tem um conhecimento profundo.

Formação de respeito e amor ao próximo

A respeito dessa mesma alegria, encontrada em meio aos jovens do colégio, comenta Gina Pinheiro Mandaro, de Brasília, professora e mãe de um aluno da unidade Thabor:

Eu, como professora, vejo a diferença do comportamento dos jovens... É impressionante como eles são organizados, disciplinados, e o rosto transborda alegria. Apesar das saudades, eu sei que meu filho está sendo formado no que se precisa ter, não só como acadêmico, mas recebendo uma formação religiosa, espiritual.

Hoje em dia os pais se preocupam em que o filho seja vencedor na busca de um status, na base do dinheiro, julgando que é isso que traz felicidade... Não, eu e meu esposo estamos felizes, porque a gente vê que a formação dele é completa. E eu sei que ele vai ter caráter. E essa formação se dá através da formação religiosa, sim, de respeito, de amor ao próximo. E isso nós não vemos no mundo de hoje.

Assim, esse colégio que atualmente atende não só às aspirações de Mons. João, mas também às de inúmeros pais, vem acendendo no coração de cada aluno uma chama, enchendo-lhes do desejo de fazer desta terra uma antecâmara do Céu.

Aulas de Latim na unidade Thabor
Educação Física na unidade Thabor