As comemorações da coroação canônica da Virgem de Chiquinquirá, realizada em 9 de julho de 1919, revestiram-se de especial solenidade neste ano do centenário.

Começaram em 6 de julho, sábado, com a Missa Pontifical celebrada por Dom Oscar Urbina Ortega, Arcebispo de Villavicencio e Presidente da Conferência Episcopal Colombiana, tendo como concelebrantes o Núncio Apostólico, Dom Luis Mariano Montemayor, e cerca de setenta outros Bispos (foto 1).

Quase cinco mil fiéis acompanharam o ato litúrgico através dos telões instalados no exterior da basílica.

Durante a Eucaristia renovou-se a consagração do país a Maria Santíssima e, em seguida, procedeu-se à cerimônia de descida da imagem até a parte de trás do altar-mor, onde foi exposta à veneração dos fiéis, com escolta do Batalhão da Guarda Presidencial.

No fim desse mesmo dia, rezou-se o Santo Rosário diante da imagem da padroeira, na praça da basílica (foto 2).

Por expresso desejo dos padres dominicanos, que a custodiam desde 1636, o coro e orquestra dos Arautos do Evangelho solenizou todas as cerimônias, e quatro membros desta instituição levaram para o exterior do templo o milagroso quadro (foto 3).

No dia 9 de julho houve Missa solene, presidida pelo Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Legado Pontifício, da qual participou o presidente colombiano, Iván Duque Márquez.