Fazendo eco a uma preocupação manifestada pelo Santo Padre, na visita ad limina dos Bispos paulistas, Dom Cláudio Hummes convocou as lideranças dos movimentos leigos da Arquidiocese de São Paulo para transmitir-lhes uma palavra de orientação sobre a urgente tarefa de evangelização a ser empreendida, diretamente sob seu pastoreio, por todos os leigos, em virtude da crescente evasão dos católicos para diversas seitas.
A reunião realizou-se em 29 de agosto, na casa do Movimento Schöenstatt, na Vila Mariana.
Uma insatisfeita aspiração ao sobrenatural
Dom Cláudio transmitiu uma interrogação do Papa: “O fato de essas pessoas se deixarem levar para as seitas, não é um sinal concreto de uma insatisfeita aspiração ao sobrenatural? Será que não está faltando evangelização?”
E comentou:
João Paulo II está dizendo que essas pessoas estão indo para as seitas por que nós, católicos, não conseguimos satisfazê-las na sua aspiração ao sobrenatural. Por isso, elas vão buscá-la em outras crenças. É urgente evangelizar!
Um censo publicado no início deste ano pela Universidade Católica do Rio de Janeiro, sob o título “Mapa da Filiação Religiosa e Indicadores Sociais no Brasil”, mostra que, sobretudo nas grandes áreas metropolitanas brasileiras, houve uma diminuição muito considerável do número de católicos.
Por exemplo: na Grande Rio de Janeiro, só 54% se dizem católicos; em Vitória, 56%; em Recife, 62%; em São Paulo, 68%. De 1991 a 2000, a população católica brasileira sofreu uma diminuição de 9,4%.
Um grande mal: os católicos “aposentados” da Fé
Um dos maiores males apontados pelo Cardeal de São Paulo é a acomodação de numerosíssimos leigos que se “aposentam logo depois de fazer a Primeira Comunhão”.
A este propósito, salientou:
Ora, a Igreja Católica é essencialmente missionária, ninguém é plenamente católico se não for plenamente missionário. O Papa já disse e repetiu de mil formas que os batizados devem ser missionários.
Em face de paróquias com muitos milhares de almas, o pároco tem de contar com a ajuda incessante do leigo:
Precisamos absolutamente dos leigos.
Tem de ser feito um trabalho de missão permanente, e não apenas esporádico e intermitente!
É urgente reverter esta situação! Temos de evangelizar nossos batizados! Em nível arquidiocesano, é necessário um trabalho coordenado e articulado dos vários movimentos e pastorais, com uma metodologia acertada às circunstâncias, de modo que tudo caminhe organizadamente, sempre respeitando o carisma próprio a cada associação e a pluriformidade da missão de cada um.
Todo mundo vai, com seu carisma, com suas riquezas, somar, sabendo que, no fundo, o que se está fazendo é levar as pessoas para Jesus Cristo.
Estão previstas, para este ano, duas reuniões da Assembleia Arquidiocesana para organizar este urgente trabalho de evangelizar.