Os corações dos Arautos do Evangelho canadenses se enchem de alegria na expectativa de receber o Santo Padre.

Entusiasmam-se por poder se aproximar deste Papa valoroso, o qual, cheio de zelo e carinho, não economiza energia e não se deixa abater no seu esforço para dar vitalidade à Igreja e amparar os membros mais jovens de seu rebanho.

Qualificados de “o braço do Papa” pelo Cardeal Jorge María Mejía, da Cúria Romana, os Arautos do Evangelho têm colaborado intensamente, desde os preparativos iniciais, para receber, da melhor forma possível, a visita histórica do Sumo Pontífice, que se realizará entre os dias 23 e 28 deste mês.

Quando convocou os jovens de todo o mundo para participar da Jornada Mundial da Juventude deste ano, João Paulo II os incentivou a serem católicos fervorosos, dizendo: 

Descobri as vossas raízes cristãs, aprendei a história da Igreja, aprofundai o conhecimento da herança espiritual que vos foi transmitida, imitai as testemunhas e os mestres que vos precederam!

Só permanecendo fiéis aos Mandamentos de Deus, à aliança que Cristo selou com o seu Sangue derramado na Cruz, é que podereis ser os apóstolos e as testemunhas do novo milênio.

E o Papa lançava este apelo paternal a todas as moças e rapazes:

Sim, é a hora da missão! Nas vossas dioceses e paróquias, nos vossos movimentos, associações, e comunidades, Cristo vos chama, a Igreja vos acolhe como casa e escola de comunhão e oração.

Aprofundai o estudo da palavra de Deus e deixai que ela ilumine a vossa mente e o vosso coração. Ganhai força a partir da graça sacramental da Reconciliação e a Eucaristia.

Encontrai-vos frequentemente com o Senhor, “coração a coração”, na adoração eucarística. Dia após dia recebereis um novo estímulo que vos permitirá confortar os que sofrem e levar a paz ao mundo. 

Sentindo seus corações baterem em uníssono com o do Santo Padre, os Arautos do Evangelho responderam de imediato à convocatória, assumindo com ardor sua parte no empreendimento, para que ele tenha todo o brilho. Desde o fim do ano passado estão trabalhando com afinco em várias escolas e paróquias, procurando atrair os jovens para a Igreja.

Sacerdotes de várias cidades pedem com insistência que os Arautos façam palestras, promovam encontros e organizem Horas de Oração – um dos melhores modos de preparar os espíritos e realçar a importância da Jornada Mundial da Juventude.

Uma das atividades nas quais os Arautos do Evangelho põem mais empenho são as adorações ao Santíssimo Sacramento, as quais, ao contrário do que se poderia imaginar, atraem imensamente os jovens e lhes causam profunda impressão.

No contato direto com as famílias, nas visitas com a imagem peregrina da Virgem de Fátima, são feitas pregações para mostrar a importância desse evento para o reflorescimento da Fé Católica no Canadá.

Os Arautos também estão incentivando os católicos canadenses a colaborar de forma mais direta, abrindo suas casas para receber peregrinos ou oferecendo seus serviços como voluntários.

Um pequeno episódio mostra a apetência geral de todos pelos preparativos do grande evento. Uma Hora de Oração animada pelos Arautos, realizada nas intenções da Jornada Mundial dos Jovens, foi marcada para o mesmo momento em que a seleção de hockey do Canadá ia jogar pela medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, em Salt Lake City.

Sendo o hockey o esporte nacional do Canadá, havia uma justificada apreensão, temendo-se que apenas um punhadinho de pessoas participasse da cerimônia. No entanto, grande foi a alegria e a surpresa dos organizadores, a começar pelo sacerdote, diante da numerosa afluência de fiéis, muito mais do que nos meses anteriores! 

Durante a estada do Papa no Canadá e nos dias em que a Jornada Mundial da Juventude estiver se realizando, uma das atividades dos Arautos do Evangelho será permanecer em adoração ao Santíssimo Sacramento, implorando a Nosso Senhor graças pelo sucesso do grande encontro. Os Arautos também estão convidados a animar vários eventos piedosos, como procissões e vigílias de oração, que serão realizados em Toronto durante a Jornada.

Ao convidar os jovens do Mundo, o Papa terminou declarando,

Possa esta primeira Jornada Mundial da Juventude, no início do terceiro milênio, transmitir a todos uma mensagem de fé, esperança e amor! A minha bênção vos acompanha, enquanto confio a Maria, Mãe da Igreja, cada um de vós, a vossa vocação e a vossa missão.

Eis um motivo a mais de alegria: essas Jornadas transcorrerão sob o signo da Eucaristia, de Nossa Senhora e do Papa, as colunas da espiritualidade dos Arautos do Evangelho.