O admirável conjunto paisagístico, ecológico, arquitetônico, histórico, cultural e religioso que é o Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, casa da Padroeira de Minas Gerais, é um tesouro que deve estar no coração de cada brasileiro.

Santuário mariano e ecológico, está a 48 km de Belo Horizonte, e é referência que congrega valores da mais qualificada ordem, sacramentados na Ermida da Padroeira, casa de clemência e de bondade.

Inclui um patrimônio ecológico inestimável, herança que merece todo respeito e empenho de preservação, um conjunto paisagístico da mais alta significação turística, com força de produzir encantamentos únicos, de incontáveis matizes.

É impossível não ficar admirado diante da manifestação exuberante e inigualável da natureza, magnífica arquitetura divina. Sua fauna, flora, contornos, geografia, pedras, subidas e descidas.

Também é notável o conjunto arquitetônico do Santuário, fruto das paixões inteligentes de Antônio da Silva Bracarena, o ermitão português que o idealizou e iniciou sua construção, no século XVIII.

O registro indelével da presença amorosa e fervorosa de peregrinos por quase dois séculos, compondo uma história de fé e milagres, faz do Santuário da Padroeira de Minas um incontestável e necessário coração para todo o Brasil.

É tarefa missionária cultivar nos habitantes dessa terra o amor e devoção a sua padroeira e ao Santuário.

Assim, todas as pessoas, de diversos lugares, peregrinos, visitantes e turistas encontrarão essa fonte de qualificação do ser pela espiritualidade, pela fé, pela força educativa e transformadora de sua beleza.

A Arquidiocese de Belo Horizonte é a guardiã desse rico patrimônio, tarefa amparada pelo tombamento do conjunto arquitetônico e paisagístico, em 1956, pelo IPHAN e, em 2004, pelo IEPHA.

No Jubileu do Santuário, 31 de julho de 2012, em solenidade oficial, o governador de Minas Gerais decretou o conjunto paisagístico, artístico e cultural do Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade como Atrativo Turístico de Especial Relevância em Minas Gerais.

Um acontecimento que inclui o compromisso governamental de estimular o desenvolvimento do potencial turístico, promoção, divulgação, a preservação da biodiversidade, incentivo ao investimento privado na infraestrutura para bom atendimento aos peregrinos, romeiros e turistas.

Neste mesmo horizonte de comprometimentos com a preservação e promoção do dom do Santuário Nossa Senhora da Piedade está o importante projeto do Caminho Religioso da Estrada Real (CRER) – do Santuário da Padroeira de Minas ao Santuário da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Um caminho religioso, semelhante ao de Santiago de Compostela, que pode ser percorrido a pé, de bicicleta, a cavalo, como turismo ou peregrinação.

O percurso tem 600 km de extensão e passa por 32 cidades, sendo 27 em Minas Gerais e cinco em São Paulo. Uma iniciativa para envolver governos, segmentos empreendedores da sociedade, Arquidioceses e Dioceses, com foco prioritário em religiosidade, história, cultura.

Que a beleza, a espiritualidade e o silêncio do Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade possam sempre mais atrair e valorizar vidas.