Anunciou o Papa aos milhares de peregrinos que com ele rezaram o Ângelus no dia 8 de dezembro:

A Igreja celebra hoje a Imaculada Conceição da Virgem Maria. […] A fé nos recorda que, em virtude de sua condição totalmente singular, Maria é nosso apoio inquebrantável na dura luta contra o pecado e suas consequências. […] Seguindo uma bela tradição, hoje me dirigirei à Praça de Espanha. Renderei deste modo homenagem à Virgem Imaculada.

Com sua longa capa vermelha, o Pontífice enfrentou o vento frio que soprava ao anoitecer na conhecida Praça de Espanha, onde o Bem-Aventurado Papa Pio IX fez erigir um monumento em perene memória da proclamação do dogma da Imaculada Conceição, há 150 anos.

Ali pronunciou uma fervorosa invocação a Maria, “Rainha da Paz”, confiando-lhe o destino do mundo e da humanidade. E suplicou à Rainha da Paz o Vigário de Cristo, em nome dos fiéis do mundo inteiro:

Mãe da misericórdia e da esperança, obtenha para os homens e as mulheres do terceiro milênio o dom precioso da paz: paz nos corações e nas famílias, nas comunidades e entre os povos; paz, sobretudo, para aquelas nações nas quais continua-se, a cada dia, a combater e a morrer.