A existência da figura de um homem estampada no olho direito da imagem da Virgem de Guadalupe é um fato inegável, confirmado por diversos profissionais e cientistas após meticulosas investigações.

Em 1929, o fotógrafo oficial da antiga Basílica de Guadalupe, Alfonso Marcué, afirmou ter descoberto no olho direito da imagem a figura de um homem barbado.

Em 1951, o desenhista José Salinas Chávez examinou com uma lupa o olho da imagem milagrosa e ratificou a descoberta do fotógrafo.

Posteriormente, escreveu um livro intitulado Juan Diego nos olhos da Santíssima Virgem de Guadalupe (Ed. Tradición. Mé­xico, 1974).

Cinco conceituados oftalmologistas – Javier Torroella, Rafael Torrija Lavoignet, Guillermo Silva Rivera, Ismael Ugalde Nieto e Joseph P. Gallagher – fizeram uma rigorosa análise do mesmo olho da imagem, em 1956.

Por fim, esses renomados profissionais, chegaram a conclusão idêntica à do desenhista Salinas Chávez, e forneceram disto um certificado.

Em 1981, os cientistas da National Aeronautical and Space Administration (NASA), Philip Callahan e Jody Brandt Smith, realizaram em conjunto um detalhado estudo fotográfico.

Após esse estudo, declararam que a imagem da Virgem de Guadalupe “é inexplicável no atual estágio da ciência”. Com base nesse estudo, foram publicados três livros.

Os resultados dessas sucessivas investigações – cuja seriedade ninguém pode negar – conduzem a uma conclusão evidente.

Nossa Senhora quis deixar para a humanidade dos séculos futuros um testemunho, tão categórico como misericordioso, de sua milagrosa aparição no século XVI.