As iguarias marinhas são, além do mais, leves e nutritivas, trazendo numerosos benefícios para o organismo. Mas para a cozinheira – ou o cozinheiro! – têm seus inconvenientes. 

Se os peixes forem preparados de forma muito simples – por exemplo, grelhados – podem ficar sem graça nem sabor; se o desejo é requintar, o prato pode resultar bastante caro e exigir um longo preparo.

Apertadas por este dilema, muitas donas de casa preferem evitar o peixe nos dias de abstinência, substituindo-o no cardápio por omeletes ou outros pratos à base de ovo.

Não há, entretanto, razão para “temer” os peixes. Prova disto é a receita que hoje apresentamos. É simples de preparar e fica igualmente saborosa com badejo, bonito, garoupa e muitas outras espécies. Cada uma delas dará um sabor próprio à receita.

Ingredientes

  • 750 ml de leite
  • 80 g de manteiga
  • 70 g de farinha de trigo
  • 150 g de bolacha água e sal
  • 700 g de filé de peixe (como badejo, bonito ou garoupa) cortado em pedaços, temperado com sal, alho e limão
  • queijo parmesão ralado
  • pimenta do reino.

Modo de preparo 

Prepare o molho branco. Para isto, derreta a manteiga e doure nela a farinha. Esquente o leite e despeje-o aos poucos, mexendo sempre para não formar caroços. Tempere com sal e pimenta do reino.

A seguir, esmague um pouco as bolachas e espalhe um terço das migalhas numa travessa untada. Cubra com a metade dos pedaços de peixe. Despeje por cima metade do molho.

Espalhe por cima outro terço das migalhas de bolacha. Cubra com o restante do peixe.

Despeje o restante do molho. Espalhe o restante das migalhas de bolacha. Polvilhe sobre elas o queijo parmesão ralado. 

Deixe assar por cerca de 35 minutos, até formar bolhas nos bordos e ficar com a superfície ligeiramente dourada.

Sirva quente.