A esta excelente pergunta, poderíamos acrescentar outras relacionadas. Quando rezamos no interior da alma, sem pronunciar palavras, os Anjos e os Santos tomam realmente conhecimento de nossas preces? Nosso Anjo da Guarda sabe o que pensamos a todo momento?
A resposta é simples, e é dada por São Tomás de Aquino (cf. Suma Teológica. I, q.57, a.4): por natureza, só Deus tem acesso direto ao interior de nossa alma e, portanto, só Ele conhece nossos pensamentos; mas, por nossas reações exteriores, os Anjos, os Santos e até os demônios podem intuir o que estamos pensando e agir em função disto.
Entretanto, sustentado na autoridade de São Gregório Magno, afirma o Doutor Angélico (cf. Suma Teológica. I, q.89, a.8) que os Santos e os Anjos bons conhecem em Deus tudo quanto se passa na terra, em particular o que acontece com os homens, e intervêm nos acontecimentos sempre que há um desígnio especial do Altíssimo nesse sentido.
Resumindo: os Anjos e os Santos, sim, conhecem nossos pensamentos por um dom especial de Deus, e não por natureza; os demônios só podem ter acesso ao nosso interior indiretamente, analisando nossos movimentos exteriores.
Rezemos, portanto, com confiança aos Santos Anjos e aos nossos irmãos da Igreja Triunfante, pois eles nos assistem com um cuidado todo especial. Sobretudo nos conhece e assiste a Santíssima Virgem, Rainha dos Anjos e dos Santos, nossa Mãe.