O Projeto Semear é uma das obras tratadas com maior carinho e empenho pelos Arautos do Evangelho no Rio de Janeiro.
Desde o início de suas atividades nessa bela e populosa cidade, eles se prepararam para dedicar-se a um trabalho social voltado para adolescentes e jovens em situação de risco, ameaçados pela acelerada decomposição familiar, violência, marginalidade, prostituição e outros fatores de degeneração.
No ano 2002 veio ao encontro de seus planos o pedido de auxílio que receberam dos responsáveis pelo Projeto Semear, através de sua dedicada diretora, D. Amélia Maria Noronha Pessoa de Queiroz.
Esse projeto, que beneficia jovens de ambos os sexos com idade entre 13 e 17 anos, centra sua atuação na região de Bangu, talvez a mais violenta e perigosa da cidade.
É mantido pela Casa do Pobre Nossa Senhora de Copacabana, organismo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, fundado pelo Mons. Abílio Ferreira da Nova, ainda hoje seu diretor, em parceria com a Fundação Cesgranrio.
No ano passado, o Projeto Semear viu-se numa difícil situação, tanto no tocante a recursos humanos quanto ao estado financeiro. Nestas circunstâncias, chegou em boa hora a colaboração dos Arautos do Evangelho.
De comum acordo com a direção do Projeto, assumiram eles a responsabilidade por: dar formação religiosa aos jovens (em coordenação com a paróquia local); proporcionar-lhes atividades culturais; arcar com boa parte do orçamento mensal, para o que realizam campanha de recolhimento de fundos.
Mas também, coletar gêneros alimentícios para as refeições que são fornecidas gratuitamente e construir uma capela na região do Projeto – situada entre duas grandes favelas –, de modo a constituir um polo de referência para essas moças e rapazes e incentivá-los à prática da religião.
Com capacidade para 200 alunos, o Projeto Semear conta atualmente com cerca de 100 alunos matriculados nos seus cursos, alguns dos quais, por serem órfãos, residem nas dependências do próprio Projeto.
Uma meta importante do Projeto é proporcionar a seus beneficiários orientação para que possam construir uma vida digna.
Ou seja, escolarização de primeiro e segundo grau; abrigo para os que não têm lar; desenvolvimento de atitudes positivas em relação ao mundo do trabalho no exercício das atividades das oficinas de serigrafia, eletricidade, fotografia, corte e costura, tricô à máquina e à mão, transformação de alimentos, agricultura e avicultura.
Além disso, dar assistência social aos familiares dos jovens (quando estes os têm), proporcionando também a eles alguns cursos.
Em janeiro de 2002, o Projeto recebeu o Troféu São Sebastião, um dos mais prestigiosos do Estado, concedido pela Associação Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro, por ter sido a mais destacada atividade filantrópica do ano.
No dia 9 de dezembro último, os Arautos do Evangelho e jovens do Projeto Semear estiveram juntos no Palácio Guanabara, para participar de uma homenagem à então Governadora do Estado do Rio de Janeiro, D. Benedita da Silva, ocasião em que foi realizada uma cerimônia de abertura das festas natalinas.