A Igreja de Moçambique, como ocorre em tantas outras regiões do mundo, carece de sacerdotes e missionários para atender a toda a população.

A isto se soma a dificuldade inerente ao país de haver muitas comunidades dispersas e em locais de difícil acesso, que correm o risco de passar meses sem receber os Sacramentos. 

Tal contingência aperta o coração sacerdotal do Pe. Arão Mazive, diretor da Casa Pierre Toussaint, bem como o dos outros sacerdotes arautos que trabalham em Maputo ou visitam a comunidade, e os leva a se desdobrarem, a fim de multiplicarem sua capacidade de atendimento pastoral.

Compromisso com paróquias e santuários

Na Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, de Khongolote, onde está situada a casa dos Arautos de Maputo, os sacerdotes da instituição ajudam o Frei Sérgio Estefane, O.Carm., em seu trabalho pastoral.

Mas também celebram Missas, com frequência, em outras comunidades de localização dificultosa, como a de Santo Antônio de Muchisso, pertencente à Paróquia da Sagrada Família, da Machava.

E atuam igualmente na formação catequética de neoconvertidos ao Catolicismo, em sua grande maioria jovens de diversas proveniências e crenças religiosas. 

No Santuário de Nossa Senhora de Fátima, de Namaacha, ­situado a setenta e dois quilômetros de Maputo, já é tradição os Arautos do Evangelho ajudarem na realização do maior evento religioso do país.

Ou seja, a peregrinação nacional ao santuário, em 13 de maio e 13 de outubro, nas festas da Bem-Aventurada Virgem de Fátima, das quais participam milhares de fiéis provenientes de quase todo Moçambique e arredores.

Nessas ocasiões a orquestra de metais dos Arautos abrilhanta o evento e é disponibilizado o sistema de som móvel da instituição para animar a procissão de velas, ao longo de todo o percurso.

Incentivo à devoção a Nossa Senhora

Para promover a devoção a Maria Santíssima, os Arautos do Evangelho ministram cursos de consagração a Nossa Senhora, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort.

São realizados quer nas paróquias, quer na capela de sua casa ou através do programa de rádio Hora Mariana, que alcança várias províncias do país, cursos estes que são acompanhados por numerosos participantes, com frutos surpreendentes.

Além desta atividade mariana, promovem o Apostolado do Oratório.

Inúmeros lares do país recebem o Oratório uma vez ao mês, ocasião em que a família reza em conjunto o Rosário e outras devoções. Há inclusive Oratórios peregrinando em Camarões, África do Sul, Ruanda e Angola, graças ao zelo evangelizador dos moçambicanos.

Ademais, os Arautos visitam as famílias com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, convidando a vizinhança para um momento de recolhimento e de oração à Mãe de Deus.

São imensos os benefícios recebidos do Céu através desta atividade apostólica.

Citemos, de passagem, o reavivamento da Fé Católica em pessoas afastadas da vida paroquial e o regresso à casa paterna daqueles que, há anos, se tinham transviado da verdadeira Religião.

Incontáveis propósitos de emenda de um mau hábito, de retorno à frequência aos Sacramentos, em especial da Reconciliação e da Eucaristia, surgem nessas visitas.

Enfim, se observa um grande e consistente afervoramento espiritual após a passagem da imagem de Nossa Senhora nos lares.

Promoção cultural e vocacional

Para promover um incremento cultural no público juvenil, os Arautos do Evangelho visitam também os estabelecimentos de ensino, públicos e privados, onde atuam junto à juventude tão necessitada de orientação espiritual.

Através do Projeto Futuro e Vida, empreendimento cultural-religioso dos Arautos, são ministrados cursos de música e aulas de formação moral e religiosa, tanto nos colégios quanto nas paróquias, para, à semelhança do Apóstolo das Gentes, edificar um “homem novo” (Ef 4, 24). 

De tal iniciativa, porém, os melhores resultados recebem os seminários e conventos, que têm colhido os mais nobres frutos deste trabalho, que é o desabrochar de novas e autênticas vocações.

Comunidade Santa Teresa
Comunidade Santo Elias
Santuário de Namaacha
Capela da Casa Pierre Toussaint
Comunidade São João Batista
Projeto Futuro e Vida
Cerimônia de Consagração a Nossa Senhora - Capela da Casa Pierre Toussaint