O Papa João Paulo II acaba de publicar a sua última Carta Apostólica, tendo como tema o Rosário de Nossa Senhora. O que é o Rosário?
É uma devoção popular que mostra muito bem a missão da Virgem Maria: conduzir todas as pessoas a Jesus Cristo, seu Filho.
Por isso mesmo, o conteúdo do Rosário são os mistérios da vida de Cristo, desde sua encarnação até a sua morte, ressurreição e envio do Espírito Santo.
Mas, ao mesmo tempo, o Rosário mostra a inserção de Nossa Senhora na obra redentora de Cristo. No momento da Anunciação, Ela exclamou: “Eis a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra.”
Com essa exclamação, Maria se colocou totalmente a serviço da obra salvífica do Filho de Deus feito Homem. E o Rosário nos mostra claramente a participação de Nossa Senhora na História da salvação, pois é ao mesmo tempo Cristológico e Mariológico.
É um louvor às maravilhas que Deus realizou na plenitude da História da salvação e, ao mesmo tempo, uma declaração de amor a Nossa Senhora.
Em toda declaração de amor existe o método da repetição. É justamente esse método que é usado no Rosário. Repetimos 150 vezes a mesma declaração de amor a Nossa Senhora, recitando a Ave-Maria.
O Rosário focaliza os mistérios da infância de Jesus (Mistérios Gozosos, ou seja, de alegria), os mistérios da Paixão de Jesus (Mistérios Dolorosos) e os mistérios de sua glorificação (Mistérios Gloriosos).
A fim de tornar o Rosário uma contemplação completa de todos os mistérios da vida de Cristo, o Papa João Paulo II acaba de acrescentar os Mistérios da Luz, que têm como conteúdo alguns momentos importantes da vida pública de Jesus.
Desde o início de seu ministério nas Bodas de Caná, seu batismo no rio Jordão, a pregação do Reino de Deus, a transfiguração até a instituição da Eucaristia.
São João inicia seu Evangelho proclamando: “A Luz veio ao mundo.” Luz, na Sagrada Escritura, significa salvação.
Os mistérios acrescentados pelo Papa mostram que Jesus é, de fato, o Salvador presente no mundo. O Papa pede que seja celebrado, a partir do mês de outubro passado até outubro do ano que vem, o ano do Rosário.
Que todas as comunidades cristãs procurem, nesse ano, valorizar a oração do Rosário, sobretudo em família, pois, desse modo, estarão dando passos largos no seguimento de Jesus, conduzidas pelas mãos maternais de Nossa Senhora.