Olhe, o que devo fazer para minha filha ser como vocês? – perguntou-me amavelmente uma senhora no fim de uma Missa, da qual o Coro dos Arautos havia participado.

Esta pergunta repete-se de múltiplas formas, em variadas circunstâncias, e reflete a preocupação de inúmeros pais com a formação de seus filhos.

A questão poderia ser traduzida em outros termos: “Como dar a meu filho a formação adequada? Onde encontrar boas companhias para ele?”

Problema capital para quem se dedica à educação

Este problema não é apenas dos pais, mas também de todos quantos se dedicam à educação. Um professor competente pode dar aos alunos um bom ensino cultural ou técnico. Mas a boa formação abrange um campo muito mais vasto que o do simples aprendizado escolar.

Além disto, a experiência mostra que tudo quanto a criança ou o adolescente aprende ao longo dos anos, no lar ou com um bom mestre, pode ser anulado em pouco tempo por uma má companhia…

Assim, introduzir o filho no ambiente dos Arautos é um excelente meio de protegê-lo contra os perigos que continuamente o assaltam hoje em dia.

Na realidade, a questão vai mais longe.

Muitas pessoas, vendo a atuação dos Arautos – nas igrejas, por exemplo – gostariam que seus filhos tivessem o perfil humano daqueles jovens cujo porte, educação e religiosidade contrastam com a vulgaridade que vai invadindo tantos ambientes.

Numa palavra, o seu carisma, por ser um dom do Espírito Santo, deslumbra. “Ah! se os meus filhos fossem assim!…” – é a exclamação muda que transparece em muitas conversas. 

A essa aspiração de grande número de pais e mães corresponde um anseio dos Arautos: o de poder propiciar a amplos setores da juventude, além de um ensino escolar de alto nível, uma formação cultural e religiosa solidamente baseada na doutrina católica.

Esse desejo começa a tornar-se realidade, com o projeto do Colégio Arautos do Evangelho Internacional, cuja construção já está quase concluída.

Localizado em lugar privilegiado da Grande São Paulo – na Granja Viana, a cerca de 20 minutos da Av. Faria Lima – propiciará a centenas de adolescentes e crianças a possibilidade de beneficiarem-se de uma formação segundo o carisma desta Associação de Direito Pontifício. 

Um providencial acidente de trânsito

Seu competente diretor já está a campo, tomando as providências para a inauguração. É o Prof. Marcos Antonio Gagliardi Cascino, Mestre em Educação pela Universidade Mackenzie e atual Diretor Educacional da Faculdade e Colégio Ítalo Brasileiro. 

Ele narra como, desde o berço, foi encaminhado para a vocação de educador:

Participo da vida educacional desde que nasci, pois sou filho de professores. Minha mãe foi professora primária. Meu pai também era educador.

Faleceu em agosto de 2003 e deixou uma obra da qual muito me orgulho, pois acompanhei seu crescimento, participei de todos os sacrifícios, dos fracassos e vitó­rias.

Ele começou em Moema, fundando uma pequena escola e hoje podemos nos orgulhar da consolidação de um projeto que abrange da Educação Infantil ao Ensino Superior, com 10 cursos de graduação.

Estamos transformando a Faculdade em Centro Universitário. Foram 55 anos de trabalho ininterrupto. 

Na origem da escolha do Prof. Cascino está um acidente de trânsito que o levou a estabelecer uma profunda amizade com o Dr. Francisco Vassellucci, Cooperador dos Arautos, através do qual travou os primeiros contatos com esta Associação.

Observador arguto, logo constatou, com alegria, a amplitude da obra de evangelização levada a cabo pelos Arautos em mais de 50 países. 

Assim narra ele como foi escolhido para Diretor e o motivo pelo qual aceitou esse delicado encargo:

Sempre ouvi dizer, desde criança, que Deus escreve direito por linhas tortas, mas não conseguia entender essa afirmação de minha mãe.

Até que, após algum tempo de convívio com os Arautos, numa súbita inspiração, entendi essa frase de minha mãe e conheci o que era a felicidade do estado de graça.

Percebi que Deus havia aberto minha mente para uma verdadeira missão, um apostolado de evangelização, de ajudar as pessoas a se transformarem.

Nos contatos com o Presidente Geral dos Arautos, João Clá Dias, ele falou-me de seus projetos, convidou-me para o lançamento da pedra fundamental do Colégio e, finalmente, convidou-me a ser o Diretor.

E no último Congresso Internacional dos Cooperadores dos Arautos do Evangelho, diante de quase duas mil pessoas, apresentou-me oficialmente como Diretor Geral do Colégio.

Peço a Deus para que me inspire e dê forças para cumprir mais esta missão.

Existe o acaso? Foi uma feliz coincidência? Ou serão desígnios da Providência? O fato concreto é que, assim, foi possível conjugar um carisma pujante com a experiência comprovada de um excelente educador. 

Ensino eficiente, boa formação cultural e religiosa

Quais seus planos para o ensino no Colégio dos Arautos Internacional?

A melhor educação – esclarece ele – não é aquela que obriga o aluno a decorar enciclopédias, mas a que, partindo de enunciados simples, proporciona a formação de grandes homens.

Por isso, é preciso estimular a criança e o adolescente a descobrirem novas perspectivas de mundo, sobretudo o conhecimento formal. Assim incentivados, eles passam a frequentar bibliotecas, a fazer pesquisas na internet.

Quando isso acontece, e o aluno torna-se autônomo e aprende junto com o professor, em longas jornadas criativas, transforma-se em pesquisador, porque aprendeu a aprender e perceber que nada o impede de aprender mais.

Por isso, posso afirmar, sem medo de errar, que nossos alunos irão para a disputa por uma vaga, no ensino superior, seguros do conhecimento que adquiriram.

Como arauto do Evangelho, a preocupação do Prof. Cascino não é só com a formação humana, cultural e científica dos alunos e alunas, mas também e, sobretudo, com sua formação religiosa:

Posso adiantar que o princípio fundamental é o mais profundo respeito ao pró­ximo, a solidariedade cristã e a prática cotidiana do carisma dos Arautos do Evangelho.

Teremos uma Coordenadoria do Carisma Religioso e Disciplinar, voltada para essa área fundamental que, sem dú­vida alguma, será o diferencial de nosso colégio.

O plano pedagógico privilegia a formação artística, característica dos Arautos, com Música, Artes Plásticas, Teatro, etc. As aulas de Religião fazem parte integrante de nosso currículo.

Este esplêndido projeto, quando se tornará realidade concreta?

O processo de autorização de funcionamento já está tramitando junto à Diretoria de Ensino de Taboão da Serra. Até 30 de julho, esta documentação deverá estar concluída.

“A Missa Solene de inauguração já foi marcada para domingo, dia 8 de agosto, ocasião em que contamos com a importante presença de todos” – declara o Prof. Cascino.