Em qual igreja fora de Roma podemos encontrar maior número de relíquias?

Quando a Igreja Católica propõe a devoção às relíquias dos Santos, atende a um sentimento religioso dos fiéis, seguindo uma antiga tradição.

Por terem praticado as virtudes em grau heroico, os Santos são apresentados como modelos aos cristãos, e suas relíquias – fragmentos de seus corpos, bem como vestimentas e objetos utilizados por eles – são cercadas de respeito e veneração.

Onde se localiza, fora de Roma, a igreja que expõe o maior número de relíquias de Santos? Pode ser surpreendente, mas não é na Europa nem no Oriente.

Trata-se de uma capela dedicada a Santo Antônio de Pádua, situada num bairro popular de Pittsburgh (EUA), construída em 1880.

Deve-se isso à grande devoção que tinha às relíquias o Pe. Suitbert Mollinger, inspirador e propulsor da construção dessa igreja. Na época, em razão de convulsões políticas diversas, estavam à venda muitos edifícios religiosos contendo em seu interior inapreciáveis tesouros.

Desejando preservar essas preciosidades, o Pe. Mollinger fez várias viagens à Itália e conseguiu recolher mais de quatro mil relíquias, a maior parte delas com o respectivo certificado de autenticidade, assinado pela competente autoridade eclesiástica.

Entre elas se encontram os ossos de São Demétrio, exposto à veneração sob o altar principal, e um dente de Santo Antônio de Pádua.