O metrô de Medellín, única cidade colombiana que conta com esse meio de transporte, foi inaugurado em 1980 e, desde o ano de 1996, “é cuidado pelas Virgens”. Ou, pelo menos, assim o afirma o jornal El Tiempo, em matéria publicada na edição de 17 de janeiro de 1997.

Nessa época, artistas colombianos começaram a ornar cada uma das estações com belas imagens, pinturas ou mosaicos representando diversas invocações da Santíssima Virgem.

As primeiras quatro estações foram colocadas sob os auspícios de Nossa Senhora do Rosário, do Perpétuo Socorro, da Medalha Milagrosa e de Maria Auxiliadora.

Aos poucos, outras estações passaram a ser “cuidadas” por uma imagem de Maria: Nossa Senhora das Dores, da Candelária, de Chiquinquirá, de Fátima, da Assunção, do Bom Conselho de Genazzano, da Esperança Macarena, ou a Virgem do Silêncio, que tem no colo o Menino Jesus e faz sinal para ficar calado e deixá-Lo dormir.

A realização de cada uma dessas obras foi atribuída em concurso e financiada pela empresa de transporte.

A iniciativa reflete a profunda religiosidade do povo paisa, nome com que são chamados os habitantes dos Estados de Antioquia, Caldas, Risaralda e Quindío, cuja principal cidade é Medellín.