Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Procissão Eucarística pluvial permitirá fiéis ganhar indulgência plenária nos EUA
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 12/07/2019
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
1
0
 

Estados Unidos – Bayou Teche (Sexta-feira, 12-07-2019, Gaudium Press) A festa da Assunção da Santíssima Virgem Maria, Padroeira da região de Acadiana em Louisiana, Estados Unidos, é celebrada com uma procissão aquática através dos braços pantanosos, a “Fête-Dieu du Teche”. Esta procissão, que reúne uma notável quantidade de botes que seguem o Santíssimo Sacramento pelas águas, conta com o benefício de outorgar uma indulgência plenária aos devotos que participam dela com as devidas condições.

Procissão Eucarística pluvial permitirá fiéis ganhar indulgência plenária nos EUA.jpg

O nome francês da festa está ligado com a identidade católica da região, chamada Louisiana Francesa por ter recebido os imigrantes franco-canadenses que professavam a Fé Católica. “Ter uma procissão eucarística em barco pelas águas do Teche ao invés de ir a pé pelas ruas tem muito sentido”, comentou o Padre Michael Champagne, organizador da procissão. “Fête-Dieu du Teche na Festa da Assunção recorda nossa rica história acadiana e, de alguma maneira, recria a viagem feita pelos acadianos há 250 anos”.

Estes primeiros fiéis da região padeceram a perseguição religiosa em Nova Escócia, Canadá, pela qual fugiram em bote e terminaram por habitar as regiões inundadas de Louisiana. Um sacerdote que acompanhou os fiéis perseguidos fundou a paróquia de São Martinho de Tours, Santo que se considera origem do nome da cidade de Martinville.

“O Santíssimo Sacramento se fixará em um altar no bote principal sob um dossel, com um par de adoradores em adoração entre os povos visitados. Outro bote levará a imagem de Nossa Senhora da Assunção”, relatou o Padre Champagne. Os adoradores que seguem a procissão em bote se registram com antecipação, mas navegar não é a única maneira de participar. Os fiéis podem unir-se a partir da terra firme nas diversas paradas da procissão, onde ainda se encontram sacerdotes disponíveis para administrar o Sacramento da Penitência. (EPC)

 
Comentários