Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Artigos


Nossa Senhora da Candelária - Data: 01 de Fevereiro 2022
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
1
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia

Virgem mãe, Senhora da Luz, abençoai os vossos filhos devotos que esperam a luz da vossa proteção!

A cerimônia do dia 2 de fevereiro possui muitos nomes: Apresentação do Senhor, purificação de Maria, Nossa Senhora da Purificação ou ainda Nossa Senhora da Candelária. Por que tal abundância de festas em um só dia?

Festa da Apresentação do Senhor

Todos esses títulos são comemorados juntos porque todos procedem de um mesmo acontecimento, a ida da Sagrada Família ao Templo para cumprir alguns ritos baseados nas prescrições de Moisés.

Se você ainda não leu o artigo de ontem, que conta a origem da apresentação dos primogênitos no Templo de Jerusalém, clique aqui.

Desta ida, se desprendem fatos importantíssimos para a vida cristã. O primeiro é o encontro do Senhor com sua Igreja, na pessoa de Simeão, que representava a classe sacerdotal. Por isso que, no começo da Igreja, a celebração se chamava “Encontro com o Senhor”.

Mas, no mesmo fato, também temos Nossa Senhora indo se purificar, por mais que não precisasse. Como a devoção por Maria Santíssima só crescia, a celebração também recebeu o título de Purificação de Maria, ou Nossa Senhora da Purificação, sobretudo a partir do século X, no ocidente

Devemos nos lembrar que honrar a Mãe significa honrar o Filho, e vice-versa, a tal ponto que a festa de hoje, decretada pela Santa Igreja, une os dois fatos.

Nossa Senhora da Candelária

E Nossa Senhora da Candelária ou Candeias? De onde vem?

O próprio Evangelho nos apresenta Jesus como a Luz do mundo, que veio para nossa redenção. Cristo também narra: “Não se acende uma luz para pô-la embaixo de uma cama”, e Ele sendo o maior luzeiro que poderia receber a humanidade, não deveria ficar escondido, mas sim exaltado.

Maria Santíssima cumpriu à risca as palavras de seu Filho quando o ofereceu publicamente no Templo. Ela portava a Luz, quando toda a terra estava na escuridão, daí se derivou um título que faz jus a sua conduta: Nossa Senhora da Luz.

Os fiéis, encantados com o exemplo da Santa Virgem, iniciaram um rito que permanece até os dias de hoje: sempre levar uma vela para ser abençoada no dia 2 de fevereiro, após a Santa Missa, realizando uma procissão. Assim, a invocação à Nossa Senhora passou também a ser Nossa Senhora da candelária, ou das candeias, das velas.

Aparição da Virgem das candeias

No século XIV, uma aparição de Nossa Senhora nas Ilhas Canárias recebeu o nome de Nossa Senhora da Candelária, dando uma figura para a invocação. Porem, Ela foi ameaçada pelos nativos da ilha, que não entendiam o que estava acontecendo, e o desenho que fizeram da portentosa Senhora que lhes apareceu ficou numa caverna.

Mas foi só séculos depois que uma basílica foi dedicada em sua honra. A devoção passou para a América Latina, crescendo no processo.

Hoje, a cidade de Curitiba se refugia sob sua proteção, sendo feriado municipal no dia 8 de setembro, dia dedicado à celebração de Nossa Senhora da Luz ou das Candeias.

Na Bahia, temos relatos milagrosos: no templo dedicado à Nossa Senhora da Candelária, numas de suas alas há uma fonte ornamental onde o peregrino pode tocar em suas águas, crendo na intercessão da Senhora das Candeias.

E no Rio de Janeiro há a grande Igreja dedicada à Nossa Senhora da Candelária, que fica bem no centro da cidade. A construção de tal monumento religioso data da vinda da família imperial para o Brasil, sendo terminada em 1811.

Cf. https://www.a12.com/academia/catequese/a-origem-da-devocao-a-senhora-das-candeias
 
Comentários