Santo Eliseu é um dos profetas citados no Antigo Testamento; sua história está relatada na Bíblia, mais precisamente no segundo livro de Reis.

O nome desse profeta, que foi discípulo de Elias, significa “meu Deus é salvação” em hebraico. Sua atividade profética foi exercida em Israel durante os reinados de Ocozias, Jorão, Jeú e Joacaz.

Ele era filho de Safat e vivia em Abel-Meúla, onde Elias o encontrou e o ungiu conforme o Senhor ordenara.

Eliseu acompanhou e serviu a Elias por um tempo, antes que fosse arrebatado numa carruagem de fogo.

Eliseu pediu a Elias uma “dupla porção de seu espírito”, pois sabia ser destinado a sucedê-lo na obra do Senhor. E foi-lhe dada ao ver seu mestre sumir em direção ao céu.

Eliseu cura um leproso estrangeiro

Após ter recebido o espírito de Elias, começou a profetizar em Israel, realizando muitos atos miraculosos.

As Escrituras relatam vários milagres realizados por Eliseu. Um dos mais relevantes é a cura de Naamã, general do rei da Síria.

Aquele homem, de elevada posição social, havia sido contaminado pela lepra. Naqueles tempos, a lepra era uma doença incurável, a qual excluía a pessoa completamente do convívio social.

Naamã, então, ouviu falar a respeito de Eliseu e foi até ele, suplicando-lhe que fosse curado. Eliseu, então, mandou que ele se banhasse nas águas do Rio Jordão.

Após relutar um tanto, Naamã se submeteu à condição e, ao sair do banho, estava completamente curado!

Ele agradeceu ao profeta e retornou para sua terra, levando consigo da terra daquele solo israelita, pois afirmava que, daquela hora em diante, serviria somente ao Deus dos hebreus.

Morte do profeta

Eliseu exerceu sua atividade durante mais de sessenta anos. Assim, ele acompanhou de perto a sucessão de vários reis e presenciou muitas guerras, invasões e fomes que assolaram Israel.

O Rei Jeú foi ungido por Eliseu, o qual o apoiou em sua determinação de acabar com o culto pagão ao deus Baal.

A Bíblia afirma que Eliseu, já de idade avançada, adoeceu gravemente, passando por um tal sofrimento que comoveu o coração de Joás, rei de Israel: “E Joás, rei de Israel, desceu a ele, e chorou sobre o seu rosto, e disse: ‘Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros!’”

Por fim, o profeta partiu desta vida, tendo sido um perfeito continuador do profetismo de Elias.