Os três pescadores, Felipe Pedroso, Domingos Alves Garcia e seu filho João Alves foram os que encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Primeiramente, na rede de João Alves apareceu o corpo da imagem, e depois, mais abaixo, a sua cabeça.

Felipe Pedroso, por ser o mais velho, levou para casa a imagem diante da qual ele e a família começaram a rezar.

Lentamente, o povo começou a afluir em abundância à pequena casa do pescador, a fim de pedir graças e milagres à Virgem que “apareceu” nas águas do rio. Assim começou a devoção a Nossa Senhora Aparecida.

Atualmente, quando entramos na sala dos milagres da majestosa Basílica de Aparecida e vemos todas as manifestações de gratidão dos peregrinos e devotos, certamente nos vêm à mente todos os favores que a Mãe da família brasileira concedeu a seus filhos ao longo dos três séculos…

Nos momentos de aflições e dificuldades, nas horas tristes e sofridas, Maria Santíssima sempre ouviu as preces do povo brasileiro.

O conde, os pescadores e uma imagem

Rezam as crônicas da época que, em 1717, Dom Pedro de Almeida Portugal e Vasconcelos, conde de Assumar, governador das capitanias de São Paulo e Minas Gerais, com grande comitiva, viajou de navio da corte a Santos.

Daí, a cavalo, subiu até São Paulo, onde tomou posse do governo, e seguiu rumo às minas de ouro. Em Guaratinguetá, permaneceu de 17 a 30 de outubro.

O conde foi recebido com a pompa e as circunstâncias possíveis, incluindo suculentos banquetes para os quais os habitantes proporcionaram o melhor da culinária local.

Não podendo faltar os saborosos pescados do Rio Paraíba do Sul, a Câmara Municipal convocou os mais experientes pescadores para lançar as redes, pois era necessária boa quantidade de peixes.

O primeiro milagre de Nossa Senhora Aparecida

Domingos Alves Garcia, seu filho João Alves e Felipe Pedroso, cunhado de Domingos e tio de João, entre outros, puseram as mãos no remo. Mas, por mais que se esforçassem, os animais aquáticos não queriam aparecer.

Apareceu, sim, na rede de João Alves, primeiramente o corpo da pequena imagem de Nossa Senhora, e depois, mais abaixo, sua cabeça.

Isso será um sinal?

Católicos zelosos que eram, guardaram na canoa o precioso achado e continuaram lançando as redes. Surpresos, viram a canoa se encher de tantos peixes que quase afundou!

Os bons ribeirinhos logo atribuíram essa pesca milagrosa à presença da imagem de Nossa Senhora da Conceição, em boa hora “aparecida” no rio, na altura do Porto de Itaguaçu.

Oração a Nossa Senhora Aparecida

Ó Senhora da Conceição Aparecida, que fizestes tantos milagres que comprovam vossa poderosa intercessão junto ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, obtende para nossas famílias as graças de que tanto necessitam.

Defendei-nos da violência, das doenças, do desemprego e, sobretudo, do pecado, que nos afasta de Vós.

Protegei nossos filhos de tantos fatores de deformação da juventude.

E concedei a todos os membros de nossas famílias a graça de poderem trilhar o caminho de perfeição e de paz ensinado por vosso Divino Filho, que afirmou: “Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em Mim. Haveis de ter aflições no mundo; mas tende confiança, Eu venci o mundo!” Amém.