Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


O que dirá o Papa Francisco aos Coreanos?
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 12/08/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Brasília – (Terça-feira, 12-08-2014, Gaudium Press) – A contagem regressiva para o início da viagem Apostólica que o Papa Francisco fará à Coreia do Sul está chegando ao “zero”.

Mais concretamente, o “zero” vai dar-se amanhã, quarta-feira, 13 de agosto, quando, em Roma, os ponteiros imagem.jpgindicarem que serão 16 horas (11 horas em Brasília).
Depois de percorrer milhares de quilômetros em um longo e ininterrupto voo, o Papa chega a Seul. Já será, então, quinta-feira, 14 de agosto.

Os relógios estarão marcando 10:30 horas (22:30 horas em Brasília) e, no aeroporto mesmo, serão realizados os cerimoniais de boas-vindas e do primeiro encontro com o Presidente sul coreano e outras autoridades do país.

O oficialmente a visita do Papa terá começado.

Como Papa, Francisco estará realizando sua terceira viagem apostólica internacional e a primeira ao solo asiático.

Que palavras terá o Pontífice a dizer aos milhares de ouvintes que estarão diante dele em sua peregrinação pelo país? O que verá, o que ouvirá, como será recepcionado? Mais algumas horas e saberemos…

Jorge Mário Bergóglio traz consigo a formação Jesuíta. E o constante olhar para a Ásia, o desejo de chegar a esse imenso território e ao coração de seus variados povos esteve sempre presente nos desejos do sonho inaciano.

Nesta viagem, haveria algum desígnio acalentado pelo Papa jesuíta?

Essa parece ser uma viagem que se realiza dentro de contrastes, dificuldades e esperanças, …sobretudo de esperança.

Os povos asiáticos, em seu conjunto, continuam sendo uma seara esperançosa para a Igreja, onde o sudeste asiático, e nele a Coreia, já mostra uma realidade que é fruto de anseios, aspirações e desejos acalentados desde há muito e com lances onde reluzem os sacrifícios.

Naquele território, as perseguições pelas quais passaram (e continuam passando) os católicos geraram mártires e, mais uma vez, ‘o sangue de mártires foi semente de novos cristãos’.

Ali, o solo é fértil. E os frutos serão sempre abundantes e melhores, desde que fertilizados pela Fé e pela Caridade.

O Papa terá, como um dos momentos auges desta viagem, no encontro com jovens asiáticos que participarão da 6ª Jornada da Juventude Asiática. E eles representam o futuro da Coreia, do sub continente a que ela pertence mas, sem dúvida, de toda a Ásia.

Quem sabe, serão eles as primícias do desabrochar de uma antiga esperança? Frutos de um passado, onde muitos de seus avoengos viveram um testemunho de fidelidade e esperança, dentro do sacrifício: Exatamente como foram os mais de cem coreanos que serão canonizados pelo Papa nessa visita.

Se assim for, teremos um novo contraste, ainda gerado pela esperança: para a Igreja, a transformação do Velho Continente em Continente do Futuro.

Que os novos 124 Bem Aventurados Coreanos intercedam para que isso seja uma realidade, logo.(JSG)

 

 
Comentários