Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Artigos


São Leonardo e a devoção à Santa Missa - Data: 25 de Novembro 2021
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
1
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia
Diante da indiferença do mundo atual para com o sacrifício de Cristo, celebrado tão costumeiramente, as lições devotas de São Leonardo de Porto Maurício são como água para o sedento que cruza o deserto.

São Leonardo de Porto Maurício foi um incrível devoto do Sagrado Rito Litúrgico, compondo inclusive um livro intitulado As Excelências da Santa Missa.

Se você ainda não teve a oportunidade de ler sobre a vida do irmão Franciscano, clique aqui.

Conselho de um ardente devoto e fiel pregador

Tendo dedicado grande parte de sua vida à pregação, trouxemos aqui algumas frases suas sobre o Santo Sacrifício, já que hoje, dia 26 de novembro, a Igreja Católica celebra sua memória:

1 – Sabeis o que é, na realidade, a Santa Missa? É o sol da cristandade, a alma da fé, o centro da religião Católica Apostólica com a sede em Roma, a que tendem todos os seus ritos, todas as suas cerimônias, todos os seus sacramentos. É, numa palavra: a essência de tudo o que há de bom e belo na igreja de Deus.

2 – Uma Missa ouvida durante a nossa vida será de maior benefício do que muitas ouvidas por nós depois da nossa morte.

3 – Na Santa Missa, Deus perdoa todos os pecados veniais que estamos determinados a evitar.

4 – Ouvindo piedosamente a Santa Missa, oferecemos às Almas do Purgatório o maior alívio possível.

5 – Encurtamos o nosso Purgatório a cada Missa.

6 - Durante a Santa Missa, ajoelhamo-nos entre uma multidão de santos Anjos, que estão presentes no Adorável Sacrifício com reverente temor.

7 – Através da Santa Missa, somos preservados de muitos perigos e infortúnios, que de outra forma cairiam sobre nós.

8 – Assistindo devotamente à Santa Missa rendemos a maior homenagem possível à Sagrada Humanidade de Nosso Senhor.

Doutrina amada e explicada por São Leonardo

São Leonardo, em seu livro, traz também toda a explicação da importância do sagrado rito para a Religião Católica, sempre estabelecendo o que a doutrina da Santa Igreja vem incontestavelmente promulgando através dos tempos:

“A principal excelência do santo sacrifício da Missa consiste em que se deve considerá-lo como essencialmente o mesmo oferecido no Calvário sobre a Cruz, com esta única diferença: que o sacrifício da Cruz foi sangrento e só se realizou uma vez [...], enquanto que o sacrifício do altar é um sacrifício incruento, que se pode renovar uma infinidade de vezes”.

Ou seja, quando assistimos uma Santa Missa, é como se estivéssemos presentes no próprio Calvário, no momento em que Nosso Senhor se sacrificou por nós. São Leonardo termina o trecho complementando:

“Assim, o sacrifício cruento foi o meio de nossa redenção, e o sacrifício incruento nos proporciona as graças da nossa redenção”.

Lembremos sempre das palavras de fogo do Santo pregador da Missa, pois a indiferença com que os seus conterrâneos à assistiam nos domingos e dias santos o entristecia.    

Não é verdade também que nós, muitas vezes, por preguiça ou desculpas quaisquer, ficamos até sem assistir à Missa, colocando de lado essa sublime maravilha que o Senhor nos preparou?

Peçamos a Santo Leonardo de Porto Maurício muita fé e amor ao sacrifício incruento de Cristo. Ele, do Céu, vai nos ajudar a cumprir nossos bons propósitos.

Cf. https://www.seminariocristorei.com.br/post/santa-missa
 
Comentários