Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Centenas de jovens salesianos peregrinaram a Fátima para celebrar o mês Mariano
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Fátima – Portugal (Quarta-feira, 01-06-2016, Gaudium Press) A Virgem Maria sempre foi um dos principais motores da Família Salesiana, é por isso que o mês de maio, dedicado a Nossa Senhora, é um tempo especial para crescer e aprofundar no conhecimento e na proximidade da Mãe de Deus.

Centenas de jovens salesianos peregrinaram a Fátima para celebrar o mês Mariano 1.jpg

Pensando nisto, e como uma maneira de comemorar também a Maria Auxiliadora -Padroeira da família fundada por São João Bosco-, nos dias 21 e 22 de maio ocorreu a 64ª Peregrinação do Movimento Juvenil Salesiano ao Santuário de Fátima em Portugal.

O evento, presidido pelo Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, SBD, começou com a entrada de centenas de jovens salesianos pela Porta Santa da Basílica da Santíssima Trindade, para obter a graça da Indulgência Plenária outorgada pelo Papa Francisco durante o Jubileu da Misericórdia. Já no interior do templo, os jovens saudaram a Virgem de Fátima com a oração do Santo Rosário.

Após um momento de oração e recolhimento, os peregrinos se dirigiram ao Centro Paulo VI, que é o auditório principal do santuário, onde assistiram ao espetáculo “Arte e Fé” com o tema “Tem Misericórdia e mostra-nos as formas de amar”, e compartilharam a experiência das obras de misericórdia com as diferentes presenças salesianas de Portugal.

Ao concluir o dia, os jovens participaram da procissão de Velas e se reuniram na Capela da Ressurreição do Senhor para uma Vigília de Oração. A peregrinação culminou no domingo, 22, com a Celebração Eucarística presidida pelo Cardeal Rodríguez Maradiaga, que lhes animou a viver de uma maneira concreta o Ano Santo da Misericórdia.

Dom Bosco, os salesianos e a devoção a Maria Auxiliadora

Desde as suas origens a Família Salesiana esteve vinculada com a devoção à Mãe de Deus a partir de sua invocação de “Auxílio dos Cristãos”. O próprio Dom Bosco, ao narrar um de seus sonhos ocorridos em 1860, conta que a Santíssima Virgem se apresentou pedindo-lhe que fosse honrada com o título de “Auxiliadora” e que se construísse em Turim um templo a ela dedicado, indicando-lhe o lugar onde este devia ser edificado.

São João Bosco fez a vontade de Nossa Senhora e lhe edificou uma igreja em sua honra, hoje a Basílica de Maria Auxiliadora, que é casa da Família Salesiana no mundo. O mesmo santo italiano, ao ver concluída toda a obra, com a qual não se contavam com recursos econômicos, expressou: “Cada ladrilho deste templo corresponde a um milagre de Maria Auxiliadora”.

Centenas de jovens salesianos peregrinaram a Fátima para celebrar o mês Mariano 2.jpg

O santo salesiano também se refere a Maria Auxiliadora como uma das grandes colunas que sustentam a Igreja. Assim lhe foi revelado em um sonho que narrou em 1862: Dom Bosco descreve a luta da Igreja no mar do mundo que somente o ancoradouro de duas colunas: a Eucaristia e a Virgem Imaculada e Auxiliadora, trarão a salvação. (GPE/EPC)

 
Comentários