Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Artigos


O propósito quaresmal: hábito de preparação - Data: 04 de Março 2022
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia

Com a Quaresma vem grandes responsabilidades. O cristão precisa se preparar para a Semana Santa, o grande ápice da fé: a Morte e Ressurreição de Jesus. Lembremo-nos da fala de São Paulo: “Sem a Ressurreição, nossa fé seria vã”. Como se preparar, então? O propósito quaresmal é um ótimo meio.

Propósito Quaresmal

O propósito quaresmal é uma privação que a pessoa aceita sofrer para fortificar a vontade, mortificar os sentidos e continuar a prática histórica dos antigos cristãos.

Nos primeiros séculos da Santa Igreja, muitos deixavam tudo e iam ao deserto viver apenas de pão e água. Este é o caso de Santo Antão e São Paulo Eremita.

Depois, temos, com São Bento, a instituição da primeira ordem religiosa, os beneditinos. Era uma vida de comunidade onde, pela penitência e disciplina comum, os irmãos viviam para louvar o Senhor.

Na Idade Média, se institui o jejum com grandes severidades: quarenta dias sem comer carne, ou, em algumas ordens religiosas, quarenta dias sem nenhum alimento sólido.

Perpetuando-se em santos de modo particular, a ideia de se privar de algo durante a Quaresma, foi, assim, sendo trazida até nós, católicos de hoje. Sempre no intuito de lembrar a si mesmo que a vida é passageira, fugaz, e que pôr sua esperança nela é sinal de frustração e tristeza.

Tempos atuais

O propósito quaresmal, pode, então, tomar vários aspectos no cotidiano. Vai desde grandes sacrifícios, podendo ser uma refeição apenas por dia, ou a restrição de um alimento específico, como carne vermelha, pelos quarenta dias.

Mas o mais comum é tornar este propósito mais acessível com um pequeno sacrifício bem intencionado. Aliás, está é a pequena via de Santa Terezinha: o pouco com Deus é muito.

Vamos repassar alguns dos mais comuns: a privação do refrigerante, do chocolate, ou alguns alimentos não tão convenientes para uma dieta saudável, mas superconsumidos. Pode ser uma ocasião para parar com um vício, seja ele o cigarro, ou mesmo um vício imoral, a pornografia.

Alguns outros fazem um propósito mais voltado ao espiritual: não falar mal dos outros, não fofocar, não mentir, não se tornar juiz da vida alheia.

Há alguns outros que fazem propósitos mais ativos, e estes vão de particulares a públicos: ler trechos de vidas de santos todos os dias, rezar uma determinada oração, como o terço ou a coroinha a Nossa Senhora, assistir uma Santa Missa todo dia, ajudar em alguma obra de caridade, doar uma boa quantia a um fundo de misericórdia, etc.

Como se percebe, há várias formas de fazer esse propósito Quaresmal. Porém, ele não pode perder o seu sentido inicial: uma união maior com Deus, nosso Senhor.

Jesus alerta no Evangelho da Quarta-feira de Cinzas: “Quando fores dar esmola, não saiba sua mão esquerda o que faz a direita”. Ou seja, não deixe o remédio tornar-se veneno, fazendo do propósito quaresmal um ato de hipocrisia.

Que Nossa Senhora nos ajude nesta Quaresma com um bom propósito.

 
Comentários