12 de outubro de 1917: os Três Pastorinhos recebem a visita de Nossa Senhora pela última vez. Ela revela sua identidade: “Eu sou a Senhora do Rosário” e pede que as pessoas rezem o terço todos os dias e que não ofendam mais a Deus, que já está muito ofendido. Em seguida Ela realiza o portentoso milagre do sol, que pode ser visto num raio de 40 quilômetros de distância do local das aparições.
12 de outubro de 2025: Centenas de fiéis se reúnem na igreja dos Arautos do Evangelho em Ypacaraí, Paraguai para fazer uma celebração solene em comemoração a esta última aparição. A cerimônia teve início com a Coroação da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, seguida da Santa Missa.
A cerimônia foi dirigida por Monsenhor Vincenzo Turturro, Núncio Apostólico do Paraguai, e concelebrada por diversos sacerdotes.
No encerramento, os fiéis foram presenteados com um belíssimo concerto em honra à Virgem Maria.
O tom elevado da celebração deixou clara a importância deste evento e da última aparição, onde vários aspectos concernentes ao futuro da humanidade foram demonstrados através das palavras de Nossa Senhora, dos símbolos mostrados às crianças videntes e do espetáculo celeste, visível a todos, com a vertiginosa e inexplicável movimentação do sol.
A solenidade foi marcada pela presença do Padre Aldo López, pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Itapúa; Padre Cristian Rojas, pároco da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, Formosa, Argentina (estes dois sacerdotes fizeram uma peregrinação à Igreja com suas paróquias); Salma Agüero, Ministra da Secretaria Nacional da Juventude; José Antonio Marcondes de Carvalho, Embaixador do Brasil; Pierre-Christian Soccoja, Embaixador da França; María Antonia Ida Masana García, Embaixadora do Peru; Igor Garafulic, Coordenador Residente das Nações Unidas no Paraguai e Francisco Antonio Benavente Aninat, Cônsul Honorário do Chile.
Crédito Fotos: Diego Brítez
Paraguai celebra 108º aniversário da última aparição de Nossa Senhora de Fátima