São Paulo (Segunda, 22-12-2008, Gaudium Press) Foi em uma emocionante cerimônia realizada na recém-inaugurada igreja Nossa Senhora do Rosário, santuário esplêndido dos Arautos do Evangelho encravado no coração da Serra da Cantareira, em São Paulo, que a comunidade dos Arautos se enriqueceu com 22 novos ministros, na manhã do último sábado. (veja no fim da matéria, lista completa dos ordenados)
A cerimônia de ordenação transcorreu de forma indefectível por pouco mais de duas horas com a presidência do arcebispo de São Paulo, card. dom Odilo Pedro Scherer. Foi concelebrada por dom José Maria Pinheiro, bispo diocesano de Bragança Paulista; dom Gil Moreira, bispo diocesano de Jundiaí; dom Beni dos Santos, bispo diocesano de Lorena; dom Emilio Pignoli, bispo emérito de Campo Limpo; e pelos bispos auxiliares de São Paulo dom Joaquim Carreira e dom João Mamede, monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, fundador e superior-geral dos Arautos do Evangelho, entre outros sacerdotes e prelados que também participaram da cerimônia.
Autoridades políticas, do clero e fiéis leigos estiveram presentes na solenidade no seminário-menor dos Arautos, onde foram ordenados seis novos presbíteros e 16 novos diáconos, oriundos do Brasil e de diversas partes do mundo.
Os seis novos sacerdotes (presbíteros) unir-se-ão aos 35 já existentes, enquanto os 16 diáconos ganharão a companhia de mais dez, ainda por serem ordenados. Vale lembrar que o diácono representa o primeiro grau do sacramento da ordem sagrada, e tem por dever assistir aos padres e bispos nas missas e sacramentos, assistir e abençoar o matrimônio, batizar e presidir funerais, entre outras atribuições.
Durante a homilia, dom Odilo pediu que os novos prelados "considerem com atenção" o serviço que irão prestar e levem a sério o ministério para garantirem a salvação própria, dos seus e dos fiéis. "Devereis cumprir no Cristo mestre a vossa função de ensinar, transmitir a todos a palavra de Deus; deverá crer que no lerdes, ensinar o que crerdes, praticar o que ensinardes".
O Cardeal pediu ainda que os novos ordenados procurem reunir os fiéis em uma só família e tenham "sempre diante dos olhos o ‘Bom Pastor', que não veio para ser servido, mas para servir, e buscar o que foi perdido. Sereis seguidores daquEle que não veio para ser servido, mas para servir", ressaltou o arcebispo.
Toda a cerimônia foi acompanhada pelo coro dos Arautos, que entoava cânticos em uníssono e perfeita afinação, e transmitida ao vivo para dezenas de países pela EWTN, a maior rede católica do mundo, e pela TV Arautos (http://www.tvarautos.org.br/default.asp?id_video=697)
Ordenação Diaconal e Presbiterial
Novos presbíteros:
- David Edward Ritchie (EUA)
- Joshua Alexander Siquira (Índia)
- Juan Antonio Vargas Martínez (Colômbia)
- Katsumassa Sakurata (Brasil)
- Mário Sérgio Sperche (Brasil)
- Walmir Bortoletto (Brasil)
Novos Diáconos:
- Antonio Carlos Coluço (Brasil)
- Daniel Alberto Mirasierras Tarodo (Espanha)
- Erick Bernardes Marchel (Brasil)
- Francisco Javier Marín San Martín (Espanha)
- Gonzalo Raymundo Esteban (Espanha)
- Jorge Gustavo Antonini Castellanos (Argentina)
- Jorge María Storni (Argentina)
- José Mauricio Galarza Silva (Equador)
- Juan Pablo Merizalde Escallón (Colômbia)
- Leopoldo Werner Benjumea (Espanha)
- Marlon Efrén Jiménez Calderón (Equador)
- Michael Joseph Carlson (EUA)
- Ramón Angel Pereira Veiga (Espanha)
- Ricardo José Basso (Brasil)
- Rodrigo Alonso Solera Lacayo (Costa Rica)
- Santiago Canals Coma (Espanha)