Daremos hoje início ao nosso Curso de Caligrafia e Lettering primeiramente nos perguntando: Qual a utilidade de um Curso de Caligrafia nos dias de hoje? As vantagens são muitas, entre elas: auxiliar os pais e mestres na formação do caráter e na educação básica da criança, beneficiar os jovens no desempenho de suas tarefas escolares, auxiliar os adultos em concursos públicos, estimular os trabalhos artísticos, e desenvolver, sobretudo, o aperfeiçoamento pessoal e espiritual do aluno.
Para isso, colocaremos à disposição de todos apostilas de exercícios para crianças, jovens e adultos, munidas do alfabeto da Manuscrita Inglesa e da Manuscrita Floreada para trabalhos artísticos.
Na introdução veremos uma breve história da evolução da nossa escrita, desde o Alfabeto Etrusco, passando pela Minúscula carolíngea e o surgimento da Grafologia no séc. XIX, pelo Abade Jean-Hippolyte Michon. O ato de escrever é resultado de um comando cerebral. As porções da escrita são como janelas abertas onde deixamos assomar a nossa psicologia.
A escrita pode também agir em nossas tendências! Quando na sociedade há uma crise, até mesmo as expressões artísticas sofrem sua influência. Cabe a nós criar modelos-base em nossa grafia para estimular a prática de bons hábitos na sociedade, através de uma bela escrita. A beleza é o esplendor da forma. Para sermos capazes de levar aos nossos semelhantes “a beleza que salvará o mundo” (Carta aos artistas, de São João Paulo II) e em fidelidade ao nosso carisma, é preciso que todo Arauto do Evangelho revista de cerimonial seus atos quotidianos, pois só inundando-se do belo poderá transbordá-lo para o mundo.
Desejo um ótimo Curso de Caligrafia e Lettering a todos. Muita constância e fé, pois, no dizer de Santo Agostinho: “Enquanto houver vontade de lutar, haverá esperança de vencer”.