Vivemos em um mundo onde pouco se conhece ou, mais ainda, quase se perdeu a ideia de como é um convívio harmônico, alegre, despretensioso e cheio de amáveis reciprocidades.   

Nosso dia a dia passou a ser uma vida conturbada, agitada, de puros interesses pessoais. Entretanto, muitos como que sentem saudades de uma sociedade que sabem haver existido, mas que, porém, não chegaram a lhe degustar o aroma. Sentimos que a filha dessa harmonia era a felicidade, e sua irmã gêmea, a paz.  

Muitos se perguntam: é possível em nossos dias reencontrá-las? Quais os meios que temos à nossa disposição para isso? Será pelas vias naturais ou sobrenaturais? Através da prática das virtudes ou se enveredando pelas vias do pecado? Qual o maior obstáculo que encontramos para sermos felizes e termos paz ao longo de nossa existência terrena?

São temas que nos envolvem e que merecem ser respondidas para atuarmos com objetividade em nossos empreendimentos. É o que nos propomos tratar neste curso tendo como fundamento os ensinamentos milenares da Santa Igreja aos "homens de boa vontade".