É pecado imaginar-se pecando, mesmo que não se pratique fisicamente o pecado?
Ensina-nos o Catecismo da Igreja Católica (cf. 2517) que o coração do homem é a sede da personalidade moral: “Do coração provêm os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as impurezas, os furtos, os falsos testemunhos, as calúnias” (Mt 15, 19). Por isso devemos aspirar a viver a sexta bem-aventurança, …
Pe. Ricardo José Basso, EP
-
01, Julho 2025
Os Anjos podem criar coisas? Ou representar algo na imaginação?
Somente Deus tem o poder de criar. Os outros seres, por mais sublimes e poderosos que sejam, são incapazes de fazê-lo. Entretanto, em certos casos alguns Anjos manifestaram-se de modo perceptível aos sentidos humanos. Por exemplo, quando foram vistos por Abraão, Lot, Tobias e vários outros. Em função dessas aparições …
Pe. Ricardo José Basso, EP
-
01, Julho 2025
Viver é estar juntos
Afamília está na raiz da criação, pois não convinha que o primeiro homem ficasse só (cf. Gn 2, 18). Por isso o Onipotente uniu Adão e Eva numa só carne, para assim povoar a terra (cf. Gn 2, 24; 1, 28). Jesus Cristo elevou esta união à condição de Sacramento, …
Redação
-
01, Julho 2025
A missão mais importante
Todos temos a preocupação pelo bem das pessoas que amamos, sobretudo das nossas crianças, adolescentes e jovens. Portanto, não podemos deixar de ser solícitos pela formação das novas gerações, pela sua capacidade de se orientar na vida e discernir o bem do mal, pela sua saúde não só física, mas …
Magistério Pontifício
-
01, Julho 2025
O valor de ter o nome escrito no Céu
Em todos os tempos os homens estabeleceram referências com que aquilatar o que lhes cerca. Esses padrões são também indicativos do que cada época considera importante, valioso e digno de respeito. Em nossos dias, qual é a “tabela de valores” com que julgamos algo? Como não perceber que o conteúdo, …
Pe. Millon Barros de Almeida, EP
-
01, Julho 2025
Rezar no tempo, para conviver na eternidade
As verdades mais fundamentais são, com frequência, as mais puras, luminosas e edificantes. Elas participam da simplicidade de Deus – plenitude e fonte de toda verdade – e, por isso mesmo, encerram imensas profundidades, capazes de nutrir nossa vida espiritual e moral. “Viver é estar juntos, olhar-se e querer-se bem”,[1] …
Pe. Rodrigo Alonso Solera Lacayo, EP - 01, Julho 2025
Tema do mês
Mistério de amor e união, comunicado aos homens
De todos os Sacramentos, o casamento é sem dúvida o mais comemorado. Trajes de gala, joias, buquês, convidados, seletos banquetes, suntuosas festas… tudo costuma ser providenciado com o esmero que exige esse acontecimento único, que mudará a vida dos noivos para sempre. Entretanto, quão poucos são os que consideram sua …
Pe. Carlos Adriano Santos dos Reis, EP - 01, Julho 2025
O grande desafio dos pais
Os filhos nascem sem manual de instruções. Surgem mudando todas as regras, abolindo horários, desfazendo egoísmos. E, na verdade, só depois de muitos fracassos os progenitores descobrem que, para bem formá-los, é necessário mais do que livros: cumpre ser bons pais… Munidos de sublime e altíssima missão, equiparável à da …
Bruna Almeida Piva - 01, Julho 2025
Plinio Corrêa de Oliveira
O tecido social perfeito
A cellula mater do tecido social orgânico é a família. Ela tem, propriamente, a plenitude da organicidade, e por causa da irradiação do calor, do alento dela certa organicidade se comunica a todo o resto da sociedade. Aliás, essa organicidade da família e o conjunto do trato de umas pessoas …
Plinio Corrêa de Oliveira - 01, Julho 2025
Tendências e mentalidades
Ornato e luz primordial
Um sapiencial ensinamento de Dr. Plinio Corrêa de Oliveira indica a dupla finalidade da indumentária: cobrir o corpo e revelar a alma. O ofício de elaborar trajes é tão elevado que o próprio Deus quis confeccioná-los para o primeiro casal, atingido pelas consequências do pecado (cf. Gn 3, 21). Desde …
Santiago Vieto Rodríguez - 01, Julho 2025