Voltar
Conteúdo somente para assinantes

Revista Arautos do Evangelho, Ano XXIV, nº 284, Agosto 2025

Assine agora


Perguntam os leitores


O que quer dizer “Santos Padres”?

A pergunta é bem oportuna, pois nos dá ocasião para esclarecer uma dúvida muito comum. Na linguagem clássica da Igreja os termos Santos ­Padres, Padres da Igreja ou até mesmo Padres designam um conjunto muito definido de pessoas. Neste caso, a palavra padre não se refere aos sacerdotes, mas é …
Pe. Ricardo José Basso, EP - 30, Julho 2025

Editorial


Sem cruz, não há salvação

Defende São Tomás de Aquino, o único autor cuja doutrina a Igreja ­Católica assumiu como sua (cf. SÃO PAULO VI. Lumen Ecclesiæ, n.24), que o elemento principal da doutrina cristã é “a salvação realizada pela Cruz” (Super I Epistolam ad Corinthios, c.I, lect.3). O próprio Jesus preparou os discípulos para …
Redação - 30, Julho 2025

A Voz dos Papas


A força redentora da dor

O sofrimento – peso inevitável da existência humana, mas também fator de possível crescimento pessoal – é “deplorado”, rejeitado como inútil ou mesmo combatido como mal a evitar sempre e por todos os modos. […] É sobretudo o problema da dor o que mais pressiona a fé e a põe …
Redação - 30, Julho 2025

A Liturgia dominical


Nosso coração só repousa em Deus

Em nossos dias vemos se multiplicarem, com uma intensidade quase frenética, toda sorte de aparelhos destinados a facilitar a vida do homem: desde utensílios de asseio ­pessoal até os meios de comunicação e locomoção mais avançados, nosso cotidiano está cada vez mais ­assentado na técnica. Entretanto, para um observador atento …
Pe. Alessandro Cavalcante Scherma Schurig, EP - 30, Julho 2025

Não tenhas medo! Confia e alcançarás a glória

Existem diversos graus e tipos de medo causados por estímulos físicos, psicológicos, sociais e até mesmo religiosos. Alguns deles estão narrados tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, para nos acautelar contra a falta de fé e a desconfiança em relação a Deus. Por exemplo, logo após o primeiro pecado …
Pe. Aumir Antonio Scomparin, EP - 30, Julho 2025

A Liturgia dominical


A glorificação de Maria Santíssima

“À vossa direita se encontra a rainha, com veste esplendente de ouro de Ofir” (Sl 44, 10). Assim canta o salmista, nos convidando a contemplar Aquela que, assunta ao Céu, encantou o Rei Eterno com sua beleza. A incomensurável grandeza de Nossa Senhora resulta de sua predestinação à Maternidade Divina, …
Diác. Adilson Costa da Costa, EP - 30, Julho 2025

Convertamo-nos antes que a porta se feche

Segundo a concepção contemporânea, a palavra bondade pode designar mil qualidades, com exceção de uma: a seriedade. E dessa maneira tornou-se sinônimo de conivência com o erro ou de intencional cegueira diante do que deve ser corrigido ou alertado. Ora, em Deus esse conceito apresenta um sentido bem diferente… No …
Pe. João Marcos Cardoso dos Santos, EP - 30, Julho 2025

Um Deus… manso e humilde?!

A Liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum põe em realce um maravilhoso ­aspecto da Alma de Nosso Senhor Jesus Cristo, que a Aclamação ao Evangelho nos convida a imitar: “Aprendei de Mim, que sou de manso e humilde Coração” (Mt 11, 29). Tal afirmação, que hoje pode até ser …
Pe. Luiz Henrique de Oliveira Alves, EP - 30, Julho 2025

Exemplos que arrastam


Dupla volta à vida!

Corria o ano de 1849. O ­jovem Carlos, que frequentava o Oratório fundado por São João Bosco e contava então quinze anos, caíra gravemente enfermo e viu-se desenganado pelos médicos. Consternados com a notícia, os pais lhe perguntaram se desejava confessar-se. Sem hesitar, o rapaz pediu que chamassem Dom Bosco …
Redação - 30, Julho 2025

Tesouros de Mons. João


Hóspede bendito, mediante o qual Deus nos visita

Certa vez chegou-me às mãos um artigo de jornal cujo tema era a solidão. Tratava-se de uma reportagem a respeito de um homem de fisionomia pouco acolhedora, que narrava suas preferências e estilos, afirmando ter tanto gosto pelo isolamento completo que optara por não se casar, pois sentia horror da …
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP - 30, Julho 2025

Tema do mês


Uma explicitação pliniana: a “sofritiva” – Aprender a sofrer

É vastíssima a bibliografia a respeito do tema sofrimento. Rios de tinta, sacra e profana, correram junto aos rios de sangue, suor e lágrimas derramados pelos homens desde a saída de Adão e Eva do ­Paraíso Terrestre. Descobrir a origem do universo, de onde viemos e para onde vamos, foi …
Pe. Leandro Cesar Ribeiro, EP - 30, Julho 2025

Chamados a ser corredentores!

Corria o ano de 1177. Antes da batalha de Montgisard, o sublime gesto de um rei confortou Nosso Senhor Jesus Cristo e conquistou a vitória para os cristãos. Quando o exército inimigo foi avistado, Balduíno IV não temeu diante da terrível e evidente desproporção de forças, de um cruzado para …
Ir. Maria Teresa de Melo Aquino - 30, Julho 2025

O que diz o Catecismo?


Uma necessidade humana

Há pessoas para as quais qualquer aborrecimento é um desastre. O adorável Senhor ­Jesus, entretanto, elevou o papel da dor na vida humana a alturas inimagináveis, pois a tornou um elemento para o homem realizar sua finalidade no percurso terrenal: configurar-se com Cristo, nosso Redentor, Modelo e Guia. Erroneamente pensam …
Redação - 30, Julho 2025

Plinio Corrêa de Oliveira


Termômetro do verdadeiro fervor

Em uma das casas de nosso movimento há uma fotografia muito bonita de uma alameda de árvores. Não é exuberante como a floresta de Fontainebleau, ­absolutamente, mas se trata de um arvoredo bonito, digno, bem-arranjado e agradável de ver. Há nele uns bancos de pedra, sem encosto, dispostos de um …
Plinio Corrêa de Oliveira - 30, Julho 2025

São Tomás ensina


É lícito pedir a Deus que afaste de nós os sofrimentos?

A oração é a intérprete de nossos desejos diante de Deus (cf. Suma Teológica. II-II, q.83, a.9). Contudo, seria justo nutrir o anseio de nos livrarmos dos sofrimentos desta vida, permitidos pela Providência para o nosso bem? Nossas preces não deveriam ser elevadas ao trono da Majestade Divina apenas para …
Redação - 30, Julho 2025

História, mestra da vida


Quando as calamidades ensinam a humanidade

Há diversos modos de fazer uma leitura. Um deles é aquele em que a pessoa compreende quase matematicamente o sentido das frases, a simples combinação das palavras, frases e parágrafos, experimentando uma curta dose de impressões que a trama possa suscitar. Ao conversar com um leitor assim constataremos uma análise …
Marcos Vinícius Santos Ferreira - 30, Julho 2025

Vida dos Santos


Astuto como a serpente…

A ausência de criatividade constitui uma das notas mais características da ação do demônio. Com efeito, analisando a História com olhar aguçado percebe-se como, ao longo dos séculos, as investidas do poder das trevas contra o bem foram inúmeras, mas sempre se assemelharam na substância e nos métodos. Nessa infinda …
Thiago Resende Barbosa - 30, Julho 2025

Dona Lucilia


Até no outro lado do mundo…

A intercessão de Dona Lucilia ultrapassa barreiras. Desde seu falecimento, em 1968, ­assistimos ao desabrochar discreto, mas sempre crescente, de uma devoção que abre caminhos. O número de pessoas que têm sido auxiliadas por ela nos mais diversos quadrantes do mundo torna-se um penhor de esperança para todos os que …
Elizabete Fátima Talarico Astorino - 30, Julho 2025

Você sabia?


…por que Nossa Senhora é invocada como “Torre de Davi”?

A Ladainha Lauretana recolhe alguns dos inúmeros títulos da Santíssima Virgem que possuem origem bíblica ou especial significado teológico. A invocação Torre de Davi, por exemplo, remonta a uma passagem da Escritura relativa às fortificações com que o rei-profeta protegeu Jerusalém: “Como a Torre de Davi, que foi edificada com …
Redação - 30, Julho 2025

…qual é a origem da imagem do Cristo Redentor?

A imagem de trinta metros de altura construída no pico do Corcovado – um dos mais encantadores pontos do Rio de Janeiro – em pouco tempo tornou-se o principal símbolo da nação brasileira e conquistou um posto entre as sete maravilhas do mundo moderno. Mais bela, porém, que a própria …
Redação - 30, Julho 2025

Tendências e mentalidades


Extravagância ou ousadia

O Ancien Régime, como se tornou conhecido o sistema político e social vigente na França no período imediatamente anterior à Revolução de 1789, foi uma época complexa. Nele muitas vezes conviveu toda a tradição forjada ao longo dos séculos pela Civilização Cristã junto aos piores disparates oriundos do já explosivo …
Raphaël Six - 30, Julho 2025

Quarta capa


Auge de despretensão e glória

Quem haveria mais humilde do que Ela, que Se considerava indigna de ser a escrava da Mãe do Salvador? Tal atitude não representava a mais alta e pura expressão da pobreza de espírito? Assim como sua despretensão atingiu o máximo grau ­possível, na mesma proporção se daria sua elevação e …
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP - 30, Julho 2025

Vigor apostólico e espírito sobrenatural

Pio X tinha um coração muito sensível: comovia-se com muita facilidade e era efusivo. Mas essas efusões de seu coração nunca lhe atavam as mãos, como se costuma dizer. Era inexorável quando se tratava de prevenir qualquer possibilidade de equívocos fatais, quer provenientes de inimigos externos declarados, quer de ingênuos …
Redação - 30, Julho 2025
Junte-se a mais de 150.000 fiéis.
Receba nosso conteúdo!

Subtítulos