Pe. Alex Barbosa de Brito, EP
O Pe. Alex Barbosa de Brito é conhecido pela temperança e capacidade de transmitir serenidade nas homilias, entrevistas, direções espirituais ou simples conversas de que participa.
Atualmente é professor do Instituto Teológico São Tomás de Aquino, Reitor da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Cotia, SP, consultor canônico, membro da Sociedade Brasileira de Canonistas e membro capitular da Sociedade Clerical Virgo Flos Carmeli. No Canal Arautos do Evangelho, é um dos que apresenta o programa “Liturgia Diária”.
Biografia
Pe. Alex Barbosa de Brito nasceu aos 8 de junho de 1972, na cidade de Salvador, Bahia, tendo como pais Benedito Paranhos de Brito e Maria da Piedade Barbosa de Brito. Viveu até os 18 anos na histórica cidade de Maragogipe, situada no Recôncavo Baiano, e formou-se em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cayru, no ano de 1995.
Os desígnios da Providência levaram-no a fazer parte, desde 1990, da família espiritual que, mais tarde, constituiria os Arautos do Evangelho.
Realizou sua formação teológica e filosófica no Curso São Tomás de Aquino, também com graduação em Teologia (convalidação civil) pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro, São Paulo, Brasil.
Foi ordenado diácono no ano de 2006, pelo Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, D. Geraldo Magella Agnelo, e no ano seguinte foi ordenado sacerdote pelo Cardeal Frank Rodé, então Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
Doutorou-se em Direito Canônico em 2014, pela Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma, Itália.
Durante cinco anos foi apresentador de um programa de perguntas e respostas em torno da fé́ católica, na Rádio Catedral FM, no Rio de Janeiro.
Além de ser conferencista, é autor de diversos artigos, e também apresentador do programa Tesouros da Fé, na Web TV dos Arautos do Evangelho. Esse programa é feito nos mesmos moldes do programa de rádio, com perguntas, respostas e entrevistas com especialistas em diversas áreas doutrinárias.
Pe. Alex de Brito foi Conselheiro dos Arautos da Região Padre Anchieta (Brasil), de 2001 a 2006, foi Superior da Casa Contemplação Marial em Cotia, SP, de 2012 a 2016, Conselheiro Geral dos Arautos de 2012 a 2017 e Presidente Geral Interino dos Arautos do Evangelho de 2017 a 2018.
Atualmente é professor do Instituto Teológico São Tomás de Aquino, Reitor da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Cotia, SP, consultor canônico, membro da Sociedade Brasileira de Canonistas e membro capitular da Sociedade Clerical Virgo Flos Carmeli.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas