Todo ser humano tem real necessidade de recuperar as forças realizando, de tempos em tempos, uma pausa em suas atividades. Esse é o papel do sono às noites ou do descanso aos finais de semana. Mas não basta recobrarmos as forças físicas, sobretudo nos é necessário o fortalecimento espiritual, uma vez que o espírito é mais excelente que o corpo de modo eminente, conforme afirma Santo Agostinho.
As pausas para a oração, para a meditação, para a leitura espiritual, para a frequência à Missa são fundamentais para quem quer trilhar o caminho de Deus e vencer os ataques do inimigo. No entanto, é de extrema importância reservarmos um período anual para nos retirarmos dos afazeres cotidianos e nos dedicarmos aos EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS.
Em 8 encontros ao longo de dois dias você terá a oportunidade de analisar sua vida pelo prisma inaciano do Princípio e Fundamento: “O homem é criado para louvar, reverenciar e servir a Deus nosso Senhor e, mediante isto, salvar a sua alma. As outras coisas, sobre a face da terra, são criadas para o homem, para o ajudarem a conseguir o fim para que é criado. Donde se conclui que o homem há de usar delas, tanto quanto o ajudem para o seu fim, e deve abster-se delas, tanto quanto disso o impeçam. Pelo que é necessário fazer-nos indiferentes a todas as coisas criadas, em tudo o que é concedido a nosso livre arbítrio e não lhe está proibido. De tal maneira que, de nossa parte, não queiramos mais saúde que doença, riqueza que pobreza, honra que desonra, vida longa que breve, e assim por diante em tudo o mais, desejando e escolhendo somente o que mais nos leva para o fim a que fomos criados”.