Belo Horizonte - Minas Gerais (Segunda-feira, 23-07-2018, Gaudium Press) O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade acolherá os fiéis mineiros no próximo dia 31 de julho, quando serão celebrados os 58 anos da consagração do Estado de Minas Gerais a Nossa Senhora da Piedade.
Na ocasião, haverá a celebração de uma Santa Missa, às 15h, na Basílica da Piedade – Ermida da Padroeira de Minas Gerais. Antes, nos dias 28, 29 e 30 de julho, será feito um tríduo de preparação para a data, durante as cerimônias na Basílica da Piedade, às 15h.
Vale ressaltar que o Papa São João XXIII reconheceu, a partir de solicitação dos bispos mineiros, que Nossa Senhora da Piedade é a padroeira de Minas Gerais. Em 1960, durante uma extensa celebração, na Praça da Liberdade, o Estado foi consagrado à sua padroeira.
Ao longo de quase 250 anos, peregrinos de diferentes regiões têm visitado o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, loalizado na Serra da Piedade, dedicando seu tempo às orações diante da iImagem da padroeira, obra de Aleijadinho, mestre do barroco mineiro, que retrata Maria Santíssima com Nosso Senhor Jesus Cristo morto em seu colo, após a crucificação.
Entre julho e setembro, as peregrinações ao santuário se intensificaram, além de ser o período do aniversário de consagração do estado a Nossa Senhora da Piedade, a Igreja Católica no mundo todo prepara festejos para celebrar o Dia de Nossa Senhora da Piedade, em 15 de setembro. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Belo Horizonte