Bogotá (Sábado, 27-12-08, Gaudium Press) Dom Rubiano, iniciou a homilia citando a frase do evangelho que diz "Veio para os que eram seus, mas estes não o receberam", comentando as palavras das escrituras, afirmou "devemos sentir o chamado de nosso Deus, não devemos esquece-Lo em nenhuma circunstância, pois sempre esta a nosso lado, como esteve com María e José naquela noite em Belém, tranquilo, consolador, cheio de paz; consolando e pacificando a gruta em que chegava"

O Purpurado continuou mostrando a importância de pedir no Natal, "se antes de atuar, pedimos ao Senhor a Sua ajuda em cada decisão que devemos tomar - que nos  leve pelo caminho do bem e não do mal - aproveitemos mais ainda e peçamos nesta Maravilhosa festa, que Ele nos faça conhecer a nós mesmos, e permita com sua graça nos sentirmos verdadeiros Filhos de Deus"  

Finalmente, se referiu à importância indiscutível da família no plano de Deus, e sobre tudo na construção da vida de cada ser humano, recordou que em janeiro próximo, no México terá lugar o 6° Encontro Mundial das Famílias.

No Final abençoou aos presentes desejando um Santo Natal, cheio de paz para todo o povo colombiano.