Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 27-05-2010, Gaudium Press) Hoje, em uma audiência privada com o Santo Padre, no Vaticano, foi concluída a 19ª Assembleia Geral da Caritas Internacional. Na ocasião, o Papa convidou a instituição a conduzir o exercício da caridade com a mensagem da Igreja na vida política e social no plano internacional. A Caritas Internacional celebra 60 anos de sua fundação pelo Papa Pio XII, criada após a Segunda Guerra Mundial como uma resposta de caridade concreta da Igreja Católica às situações de conflito e emergência no mundo.
| Bento XVI sublinhou, em discurso, a importância da contribuição que a Cáritas Internacional oferece nos diversos lugares do mundo aos mais necessitados |
"Sem um fundamento transcendente, sem uma referência a Deus Criador, sem a consideração do nosso destino eterno, nos arriscamos a cair em mãos de ideologias prejudiciais", afirmou o pontífice aos participantes da Assembleia Geral da Caritas Internacional, que desde domingo passado esteve reunida em Roma.
A Caritas, como um órgão eclesial de personalidade jurídica canônica pública dependente da Santa Sé, tem uma missão particular no mundo e uma responsabilidade em termos de vida cristã. Sublinhando a importância da contribuição que a Caritas Internacional oferece nos diversos lugares do mundo aos mais necessitados, o Santo Padre observou que a própria experiência a faz "porta-voz" em nível internacional "de uma saudável visão antropológica, alimentada pela doutrina católica e empenhada a defender a dignidade de toda vida humana".
Mas a missão da Caritas não se limita apenas ao diálogo com as realidades políticas e sociais do mundo. Ela, como instituição eclesial, tem também a própria missão religiosa de abrir os homens para os outros "em pleno respeito da própria liberdade e na plena assunção das próprias responsabilidades pessoais".
A Caritas necessita também proteger a fé e os próprios direitos dos católicos. Há questões "não negociáveis" para um fiel católico, diz o pontífice. "Ninguém - continuou o Papa - pode, em matérias abertas à livre discussão, pretender falar "oficialmente" em nome do inteiro laicado ou de todos os católicos". E todo homem é chamado a defender aqueles valores "não negociáveis", vaticinou Bento XVI.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas