Cuiabá - Mato Grosso (Segunda-feira, 01-08-2016, Gaudium Press) O Seminário de Catequese do regional Oeste 2 da CNBB, em Cuiabá, ocorreu entre os dias 23 e 24 de julho, inspirado na temática "A Dimensão Celebrativa na Iniciação à Vida Cristã".
O encontro contou com as assessorias do bispo de Rondonópolis e referencial da Catequese, Dom Juventino Kestering; do Padre Osmar Bezutte e da coordenadora regional da Catequese, Irmã Ivone Hofer.
Além disso, houve palestras, partilhas de experiências, trabalhos em grupos, confraternização e celebrações.
Logo no início do seminário, Dom Juventino comentou a importância da iniciação à vida cristã como projeto da Igreja envolvendo pastorais, movimentos e presbíteros.
Nesse sentido, o prelado lembrou que a iniciação é um processo que exige mudança no catequista, na família, no planejamento da catequese, na coordenação diocesana de pastoral, nos presbíteros e na diocese.
Ao explicar a chamada dimensão celebrativa, Padre Osmar Bezzute ressaltou que a relação entre catequese e liturgia tem uma tradição e que o desafio é resgatar a intercomunhão entre elas.
Em seguida, o presbítero apresentou ao grupo linhas formativas, como "rever a metodologia usada na catequese, para que os encontros sejam sempre celebrativos, orantes, simbólicos; repensar as estruturas físicas onde acontece a catequese, para que se tornem espaços propícios para celebrações; buscar um novo itinerário para a Iniciação Cristã, introduzindo o catequizando na vida da comunidade recuperando a riqueza do catecumenato, que fica como horizonte para a catequese", entre outros aspectos.
Para o assessor, "o desafio de uma catequese celebrativa é torná-la viva, fazendo com que crianças, jovens e adultos tenham vontade de voltar a se encontrar com Deus, com a comunidade e com os irmãos".
O Padre Osmar acredita ainda que "a catequese deve esclarecer a Fé, dirigir o coração para Deus; incentivar a participação nos mistérios litúrgicos, animar para o apostolado e orientar toda a vida segundo o Espírito de Cristo".
Irmã Ivone Hofer, por sua vez, apresentou o tema "A iniciação cristã: desafio permanente", no qual destacou que "a iniciação cristã é o começo de uma caminhada, itinerário, com diversas etapas, por meio das quais o catequizando adquire maturidade, profundidade, transformação de sua vida, tornando-se um cristão adulto discípulo missionário".
Conforme a coordenadora de catequese, "a iniciação é participar como membro ativo da vida eclesial, aprofundando o conhecimento, a celebração e a vivência da Palavra de Deus na interação Fé e vida".
No último dia do Seminário, Dom Juventino Kestering falou sobre a "Catequese de iniciação à vida cristã, na dimensão celebrativa", tendo como base o Documento da CNBB N. 105, "Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Sal da terra e luz do mundo".
No encerramento, houve uma cerimônia de envio dos participantes às suas dioceses. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações CNBB
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas