Madri - Espanha (Terça-feira, 03-11-2015, Gaudium Press) Dom Carlos Osoro, Arcebispo de Madri, Espanha, dedicou uma Carta Pastoral para refletir sobre a importância e elevada vocação da família e compartilhou sua experiência ao haver participado do Sínodo dos Bispos sobre a Família na Santa Sé. "A família cristã é a 'escola de Bellas Artes mais importante'", recordou. "A família é a primeira escola da humanidade, é a estrutura vital da sociedade. Assim se manifestou em todas as épocas e em todas as culturas".
![]() |
"A família fundada no matrimônio entre homem e mulher, comunidade de vida e de amor, tem quatro comprometimentos", expôs o prelado: "forma uma comunidade de pessoas que assumem o compromisso de servir a vida, que participam no desenvolvimento da sociedade e que assumem com todas as consequências a vida e missão da Igreja". O Arcebispo recordou a missão da família expressada por São João Paulo II: "custodiar, revelar e comunicar o amor como reflexo vivo e participação real do amor de Deus pela humanidade e do amor de Cristo Senhor pela Igreja".
O Arcebispo convidou os fiéis a não "encerrar-nos por cálculos humanos" que possam desanimar o impulso ou dar prioridade aos interesse pessoais, e em seu lugar dar um testemunho aberto da verdade. "Que valor tem descobrir esta escola de Bellas Artes que é a família cristã!", exclamou Dom Osoro. "Tem seu lugar na vida escondida e ordinária, com alegrias e também com penas, onde vai se entrelaçando com paciência, respeito a todos, humildade, serviço e vida de fraternidade".
A relação entre os membros da família, "na gratuidade e solidariedade, no perdão mútuo, na proximidade do amor concreto de uns com os outros, de pais e filhos e avós; na responsabilidade de saber-nos custódios uns dos outros, sendo o outro sempre um dom ainda que caminhe por caminhos diferentes", indicou o Arcebispo, "aí a Igreja doméstica se converte em casa aberta, acolhedora, acessível, que entrega sempre esperança e cura, que ilumina, que indica metas e que faz perceber o amor misericordioso de Deus".
O prelado destacou sua experiência pessoal do interesse da Igreja na promoção da família e sua ajuda nas dificuldades que atravessa, a fraternidade dos membros da Igreja e a ação do Espírito Santo em meio aos prelados, assim como "a experiência da verdade e da beleza da família, como Igreja doméstica que é comunidade de pessoas e que cresce cada dia mais nessa comunhão que reflete o mistério do amor da Santíssima Trindade, que serve à vida e participa na missão da Igreja". (GPE/EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas
