Frederico Westphalen - Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 09/05/2014, Gaudium Press) "As minhas ovelhas me conhecem" é o título do mais recente artigo de Dom Antônio Carlos Rossi Keller, Bispo da Diocese de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul. Na reflexão, ele afirma que o quarto domingo da Páscoa é considerado o "Domingo do Bom Pastor", pois todos os anos a Liturgia propõe, neste domingo, um trecho do Evangelho de João, em que Jesus é apresentado como "Bom Pastor".
De acordo com o Prelado, o Evangelho apresenta Cristo como o Pastor modelo, que ama de forma gratuita e desinteressada as suas ovelhas, até ser capaz de dar a vida por elas. Ele salienta que as ovelhas sabem que podem confiar em Jesus de forma incondicional, pois ele não busca o próprio bem, mas o bem do seu rebanho. É como se dissesse: "Eu conheço-te; eu cuido de ti; eu não te deixarei passar mal".
"Quem pode resistir a tanto amor? Jesus vela de fato por nós, protege-nos. E porque veio para ser o Bom Pastor dos homens de todos os tempos, ele quis que o seu ministério pastoral fosse prolongado no tempo e no espaço e, por isso, escolheu os Apóstolos e confiou-lhes o encargo de velar pelas Suas ovelhas", completa.
Para Dom Antônio, hoje, talvez mais do que nunca, o mundo precisa de pastores, pois há falta de ministros de Deus que possam cuidar com a devida atenção o Povo de Deus. O bispo acredita que neste Dia Mundial de Oração pelas Vocações é preciso pôr em prática o pedido de Jesus: "A messe é grande mas os operários são poucos, pedi ao Senhor que mande operários para a Sua messe".
"Assim faremos, para que tenhamos sempre entre nós os circuitos que dão vida à caridade, os serviços necessários para um ótimo desempenho de todos os membros deste corpo que é a Igreja e toda a família humana. Assim faremos, também, para não esquecermos que em cada um de nós há um pedacinho de Deus que deve ser acolhido e deixado crescer até à eternidade."
Além disso, o Bispo enfatiza que rezar pelas vocações implica também fazer propostas concretas, e devemos começar pela família que, como diz o Papa, é o viveiro natural das vocações. Conforme Dom Antônio, é na família que nascem as vocações, e os casais devem, por isso, tomar consciência desta responsabilidade. "A paternidade responsável também passa por aqui: os esposos, ao decidir sobre o número de filhos, hão de ter em conta, além do mais, o bem da Igreja", sublinha.
Outra questão abordada pelo Prelado é que a Igreja precisa de vocações consagradas, e por isso é preciso criar nas famílias o ambiente vocacional no sentido de que o jovem venha a descobrir o melhor caminho e seja capaz de seguir e de optar por um estilo de vida que está fora do comum, mas que nem por isso será menos feliz.
"Quanta honra não seria para a Igreja e, sobretudo, para Deus que na nossa paróquia surgissem vocações sacerdotais, religiosas ou missionárias, houvesse corações disponíveis e generosos, prontos a dedicar toda a sua vida ao serviço de Deus e do próximo", ressalta.
Por fim, Dom Antônio afirma que neste domingo somos convidados a rezar especialmente pelas vocações, rezar pelos inúmeros vocacionados das Paróquias, meninos e jovens que pensam em ser sacerdotes, além de rezar pelos seminaristas, que já estão se encaminhando na resposta generosa ao chamado do Senhor, e pelos padres, para que sejam fiéis ao Ministério ordenado que receberam da Igreja.
"Parabéns também às mães, que hoje comemoram seu dia. Que Deus as abençoe, e as faça felizes em suas famílias", conclui. (FB)
Outubro de 2026, nº 298
Setembro de 2026, nº 297
Agosto de 2026, nº 296
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas